Aula sobre Resistencia Estudantil Durante A Ditadura Civil Militar

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A ditadura civil-militar que ocorreu no Brasil entre 1964 e 1985 foi um período marcado pela repressão, censura e violência contra os direitos humanos. Durante esse período, surgiram diversos movimentos de resistência, entre eles a resistência estudantil. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar e discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual sobre o tema.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você irá apresentar o tema da aula e contextualizar a ditadura civil-militar no Brasil. Em seguida, irá apresentar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e explicar como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos deverão pesquisar sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar e criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e deverão discutir em grupo os mapas conceituais criados. Cada grupo deverá escolher um mapa conceitual para apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os grupos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma. Durante as apresentações, os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Após as apresentações, você irá conduzir uma discussão em plenário sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar. Os alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Avaliação (20 minutos)

    Avalie a participação dos alunos durante a aula e a qualidade dos mapas conceituais criados pelos grupos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce os principais pontos discutidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos na criação de mapas conceituais.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade dos mapas conceituais criados pelos grupos.
  • Coerência e clareza das ideias apresentadas pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em discutir os processos de resistência e as propostas de reorganização da sociedade brasileira durante a ditadura civil-militar.
  • Habilidade dos alunos em fazer perguntas e comentários sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a ditadura civil-militar no Brasil.
  • Explicar a metodologia ativa “Sala de Aula Invertida” e como ela será aplicada na aula.
  • Conduzir a discussão em plenário sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar.
  • Avaliar a participação dos alunos durante a aula e a qualidade dos mapas conceituais criados pelos grupos.
  • Fazer um breve resumo da aula e reforçar os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar e criar um mapa conceitual contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Discutir em grupo os mapas conceituais criados.
  • Apresentar o mapa conceitual escolhido para a turma.
  • Fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados pelos outros grupos.
  • Participar ativamente da discussão em plenário sobre a resistência estudantil durante a ditadura civil-militar.