Aula sobre Resistencia Indigena Atraves Dos Jogos

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A resistência indígena é um tema importante para entendermos a história do Brasil e das Américas. Os povos indígenas foram os primeiros habitantes do continente e sofreram com a chegada dos europeus, que trouxeram doenças, escravidão e violência. No entanto, os indígenas não foram meras vítimas, eles resistiram de diversas formas, seja através da luta armada, da fuga, da negociação ou da adaptação. Nesta aula, vamos explorar a resistência indígena através dos jogos, uma forma lúdica e participativa de aprender sobre o tema. Os alunos irão criar um template de design sprint, com 5 etapas, entender, esboçar, decidir, prototipar, testar para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a metodologia Design Sprint. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão uma folha com o template de design sprint.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão pesquisar sobre a resistência indígena e preencher a primeira etapa do template, que consiste em definir o problema e as perguntas-chave. Você pode fornecer materiais de pesquisa, como livros, artigos e vídeos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um mapa mental ou um esboço da solução para o problema identificado na etapa anterior. Eles devem pensar em jogos que possam representar a resistência indígena e como esses jogos podem ser aplicados em sala de aula.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os grupos irão apresentar seus esboços e discutir em conjunto qual é a melhor solução para o problema. Eles devem chegar a um consenso e preencher a terceira etapa do template, que consiste em definir a solução escolhida.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo do jogo escolhido. Eles podem usar materiais simples, como papel, lápis e cartolina. Oriente-os a pensar em regras claras, objetivos e desafios.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os grupos irão jogar o protótipo criado pelos colegas e avaliar sua eficácia. Eles devem preencher a última etapa do template, que consiste em avaliar a solução e identificar possíveis melhorias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão em sala de aula sobre a resistência indígena e como os jogos podem ser uma forma de aprendizado. Os alunos devem compartilhar suas experiências e aprendizados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a história do Brasil e das Américas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a aprendizagem lúdica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do protótipo criado pelos grupos.
  • Capacidade de análise crítica sobre a resistência indígena.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na pesquisa sobre a resistência indígena.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os grupos.
  • Conduzir a discussão em sala de aula sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a resistência indígena.
  • Criar um protótipo de jogo que represente a resistência indígena.
  • Avaliar a eficácia do protótipo criado pelos colegas.