Aula sobre Resistencia Indigena Atraves Dos Jogos

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A resistência indígena é um tema importante para a compreensão da história do Brasil e da América Latina. Os povos indígenas foram os primeiros habitantes dessas terras e sofreram com a chegada dos colonizadores europeus. A resistência indígena foi uma forma de luta contra a opressão e a exploração. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a resistência indígena através dos jogos. Eles irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência."

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da resistência indígena. Os alunos irão fazer uma roda de conversa para compartilhar o que já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Jogos indígenas

    Apresente alguns jogos indígenas e explique como eles eram usados pelos povos indígenas como forma de resistência. Você pode mostrar um vídeo com as regras do Jogo da Onça, por exemplo. Os alunos irão jogar alguns desses jogos em grupos.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre a resistência indígena e suas formas de luta. Eles irão utilizar livros, internet e outros materiais disponíveis na sala de aula. Circule pela sala para tirar as dúvidas.

  4. Etapa 4 - Criação do template de registro de aprendizagem

    Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente\-os na criação do template.

  5. Etapa 5 - Aplicação do template

    Os alunos irão aplicar o template de registro de aprendizagem para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles irão trabalhar em grupos e você irá orientá-los na aplicação do template.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar o que aprenderam sobre a resistência indígena e suas formas de luta. Avalie a apresentação e dê um feedback aos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e a importância da resistência indígena. Os alunos irão compartilhar o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a resistência indígena.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Promover a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade do template de registro de aprendizagem criado pelos alunos.
  • Qualidade da apresentação dos grupos sobre a resistência indígena.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do template de registro de aprendizagem.
  • Estimular a pesquisa e a busca por informações sobre o tema.
  • Avaliar a apresentação dos grupos e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula.
  • Criar um template de registro de aprendizagem.
  • Pesquisar sobre a resistência indígena e suas formas de luta.