Aula sobre Resistencia Indigena Atraves Dos Jogos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A resistência indígena é um tema importante para a compreensão da história do Brasil e da América Latina. Os povos indígenas foram os primeiros habitantes do continente e sofreram com a chegada dos europeus, que trouxeram doenças, escravidão e apropriação de terras. No entanto, os indígenas não foram meras vítimas, eles resistiram de diversas formas, seja através da luta armada, da preservação de suas culturas e tradições ou da adaptação às novas condições impostas pelos colonizadores. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a resistência indígena através dos jogos e irão desenvolver um estudo de caso para analisar as diferentes formas de resistência.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da resistência indígena para a história do Brasil e da América Latina. Em seguida, disponibilize um jogo de tabuleiro que simula a chegada dos europeus e a resistência dos indígenas. Os alunos irão jogar em grupos e discutir as estratégias utilizadas pelos indígenas para resistir.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os alunos irão escolher um tema relacionado à resistência indígena para desenvolver um estudo de caso. Apresente alguns exemplos, como a Guerra Guaranítica, a Confederação dos Tamoios ou a Revolta de Beckman. Os alunos irão discutir em grupo e escolher um tema para trabalhar.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos irão realizar pesquisas em livros, sites e entrevistas com pessoas reais para coletar informações sobre o tema escolhido. Oriente os alunos sobre como realizar uma pesquisa eficiente e como selecionar as informações mais relevantes.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os alunos irão analisar as informações coletadas e discutir em grupo as causas do problema e as possíveis soluções. Oriente os alunos sobre como fazer uma análise crítica das informações e como identificar as principais causas do problema.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos irão comparar os dados obtidos nas pesquisas com dados oficiais e discutir em grupo as diferenças e semelhanças. Oriente os alunos sobre como fazer uma comparação eficiente e como identificar as principais diferenças e semelhanças.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os alunos irão discutir em grupo as possíveis soluções para o problema e apresentar propostas concretas para contribuir com a disseminação da informação. Oriente os alunos sobre como fazer propostas concretas e como apresentá-las de forma clara e objetiva.

  7. Etapa 7 - Apresentação

    Os grupos irão apresentar seus estudos de caso para a turma e discutir as principais conclusões e propostas. Avalie as apresentações e dar feedbacks para os alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica de informações
  • Estimular a criatividade e a capacidade de proposição de soluções
  • Promover a cooperação e o trabalho em grupo
  • Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita
  • Estimular o interesse pela história e pela cultura dos povos indígenas

Critérios de avaliação

  • Coerência e clareza na apresentação do estudo de caso
  • Qualidade e relevância das informações coletadas
  • Capacidade de análise crítica das informações
  • Criatividade e originalidade na proposição de soluções
  • Participação e cooperação no trabalho em grupo

Ações do professor

  • Orientar os alunos sobre como realizar uma pesquisa eficiente
  • Estimular a participação e a cooperação no trabalho em grupo
  • Dar feedbacks construtivos para os alunos
  • Estimular a criatividade e a originalidade na proposição de soluções
  • Promover a reflexão crítica sobre a história e a cultura dos povos indígenas

Ações do aluno

  • Realizar pesquisas em livros, sites e entrevistas com pessoas reais
  • Participar ativamente do trabalho em grupo
  • Analisar criticamente as informações coletadas
  • Propor soluções concretas e criativas para o problema
  • Apresentar o estudo de caso de forma clara e objetiva.