Aula sobre Resistencia Indigena Atraves Dos Jogos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A resistência indígena é um tema importante para a compreensão da história do Brasil e da América Latina. Os povos indígenas foram os primeiros habitantes do continente e sofreram com a chegada dos colonizadores europeus, que impuseram sua cultura e seus valores. A resistência indígena foi uma forma de lutar contra a opressão e a exploração, e é importante que os alunos compreendam essa luta e valorizem a cultura e a história desses povos. Nesta aula, os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre a resistência indígena, desenvolvendo a habilidade de analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula, contextualizando a resistência indígena e sua importância histórica. Serão apresentados exemplos de resistência indígena, como a Guerra dos Bárbaros e a Revolta de Beckman.

  2. Etapa 2 - Explicação da metodologia

    Explique a metodologia da gamificação e como ela será aplicada na aula. Será apresentado um exemplo de jogo com perguntas e afirmações para que os alunos possam entender como funciona.

  3. Etapa 3 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para criar o jogo.

  4. Etapa 4 - Criação das perguntas e afirmações

    Os grupos irão criar as perguntas e afirmações sobre a resistência indígena. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Montagem do jogo

    Os grupos irão montar o jogo com as cartas de perguntas e afirmações. Auxilie na organização e na montagem.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando as perguntas e afirmações e como elas se relacionam com a resistência indígena.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma irá discutir sobre as diferentes formas de resistência indígena apresentadas nos jogos e como elas se relacionam com a história do Brasil e da América Latina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de analisar os diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias e identificar as formas de resistência.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
  • Valorizar a cultura e a história dos povos indígenas.

Critérios de avaliação

  • Coerência das perguntas e afirmações com o tema da resistência indígena.
  • Criatividade na elaboração do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Respeito à diversidade cultural.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia da gamificação.
  • Auxiliar os alunos na criação das perguntas e afirmações.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Incentivar a participação na discussão em grupo.
  • Valorizar a cultura e a história dos povos indígenas.

Ações do aluno

  • Criar perguntas e afirmações coerentes com o tema da resistência indígena.
  • Colaborar com os colegas na criação do jogo.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Respeitar a diversidade cultural.