Aula sobre Resistencia Indigena Atraves Dos Jogos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula, contextualizando a resistência indígena e sua importância histórica. Serão apresentados exemplos de resistência indígena, como a Guerra dos Bárbaros e a Revolta de Beckman.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Explique a metodologia de Rotação por estações e como ela será aplicada na aula. Em seguida, divida a turma em 3 grupos e explique que eles irão rotar entre as estações.Etapa 3 - Rotação por estações
Estação 1 - Jogo da memóriaNesta estação, os alunos irão jogar um jogo da memória com imagens relacionadas à resistência indígena. O objetivo é que os alunos identifiquem as diferentes formas de resistência utilizadas pelos indígenas.
Estação 2 - Debate
Nesta estação, os alunos irão participar de um debate sobre a resistência indígena. Apresente algumas questões para os alunos discutirem em grupo, como, por exemplo: "Quais foram as principais formas de resistência utilizadas pelos indígenas?" e "Por que a resistência cultural também é importante?".
Estação 3 - Vídeo
Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a resistência indígena. Selecione e disponibilize um vídeo curto e didático que apresente exemplos práticos de resistência indígena.
Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos terão uma discussão em grupo compartilhando o que aprenderam nas estações. Você pode fazer perguntas para estimular a discussão e a reflexão.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma síntese do tema e reforce a importância da resistência indígena para a história do Brasil e da América Latina.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise dos diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias.
- Identificar as formas de resistência utilizadas pelos povos indígenas.
- Compreender a importância da resistência cultural e social.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades propostas.
- Identificação correta das diferentes formas de resistência utilizadas pelos indígenas.
- Compreensão da importância da resistência cultural e social.
- Capacidade de análise dos diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Fazer sínteses e reforçar a importância do tema.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Identificar as diferentes formas de resistência utilizadas pelos indígenas.
- Compreender a importância da resistência cultural e social.