Aula sobre Resistencia Indigena Atraves Dos Jogos

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A resistência indígena é um tema importante para entendermos a história do Brasil e da América Latina. Os povos indígenas foram os primeiros habitantes dessas terras e sofreram muito com a chegada dos europeus. Nesta aula, vamos aprender sobre as diferentes formas de resistência que os indígenas utilizaram para lutar contra a colonização. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema. É importante que os alunos compreendam que a resistência indígena não foi apenas uma luta armada, mas também uma resistência cultural e social.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula, contextualizando a resistência indígena e sua importância histórica. Serão apresentados exemplos de resistência indígena, como a Guerra dos Bárbaros e a Revolta de Beckman.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Explique a metodologia de Rotação por estações e como ela será aplicada na aula. Em seguida, divida a turma em 3 grupos e explique que eles irão rotar entre as estações.

  3. Etapa 3 - Rotação por estações

    Estação 1 - Jogo da memória

    Nesta estação, os alunos irão jogar um jogo da memória com imagens relacionadas à resistência indígena. O objetivo é que os alunos identifiquem as diferentes formas de resistência utilizadas pelos indígenas.

    Estação 2 - Debate

    Nesta estação, os alunos irão participar de um debate sobre a resistência indígena. Apresente algumas questões para os alunos discutirem em grupo, como, por exemplo: "Quais foram as principais formas de resistência utilizadas pelos indígenas?" e "Por que a resistência cultural também é importante?".

    Estação 3 - Vídeo

    Nesta estação, os alunos irão assistir a um vídeo sobre a resistência indígena. Selecione e disponibilize um vídeo curto e didático que apresente exemplos práticos de resistência indígena.


  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos terão uma discussão em grupo compartilhando o que aprenderam nas estações. Você pode fazer perguntas para estimular a discussão e a reflexão.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma síntese do tema e reforce a importância da resistência indígena para a história do Brasil e da América Latina.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias.
  • Identificar as formas de resistência utilizadas pelos povos indígenas.
  • Compreender a importância da resistência cultural e social.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Identificação correta das diferentes formas de resistência utilizadas pelos indígenas.
  • Compreensão da importância da resistência cultural e social.
  • Capacidade de análise dos diferentes impactos da conquista europeia da América para as populações ameríndias.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Fazer sínteses e reforçar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Identificar as diferentes formas de resistência utilizadas pelos indígenas.
  • Compreender a importância da resistência cultural e social.