Aula sobre Resistencia Indigena Atraves Dos Jogos

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A resistência indígena é um tema importante para entendermos a história do Brasil e a luta dos povos originários por seus direitos e territórios. Nesta aula, vamos trabalhar a resistência indígena através dos jogos, uma forma lúdica e divertida de aprender sobre o tema. Os alunos serão desafiados a criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias, aprofundando seus conhecimentos sobre a resistência indígena. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos terão acesso a materiais de estudo antes da aula e poderão discutir e aprofundar seus conhecimentos em sala de aula.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Antes da aula, os alunos deverão assistir a um vídeo sobre a resistência indígena e responder a algumas perguntas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Jogos indígenas

    Em sala de aula, os alunos serão divididos em grupos e receberão um jogo indígena ou sobre a temática de resistência indígena para jogar. Os jogos podem ser encontrados em sites de jogos educativos ou criados por você.

  3. Etapa 3 - Sala de aula invertida

    Após jogarem, os alunos deverão discutir em grupo sobre como os jogos indígenas funcionam como resistência cultural ou quais as estratégias percebidas nos jogos foram utilizadas pelos indígenas para resistir à colonização. Eles podem pesquisar sobre a temática e deverão anotar as ideias centrais e sub-ideias em um papel, com o objetivo de criar um mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam com o tema da resistência indígena.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Em seguida, os alunos deverão discutir em grupo sobre as diferentes formas de resistência indígena que existem atualmente e como podemos apoiar essas lutas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese das discussões e apresente exemplos práticos de como podemos apoiar a resistência indígena, como participar de manifestações, comprar produtos indígenas, entre outros.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Por fim, os alunos deverão escrever um texto reflexivo sobre o que aprenderam na aula e como podem contribuir para a luta dos povos indígenas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a resistência indígena.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância da luta dos povos indígenas e como podemos apoiá-los.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Reflexão crítica dos alunos sobre o tema e como podem contribuir para a luta dos povos indígenas.

Ações do professor

  • Selecionar jogos educativos sobre a resistência indígena para os alunos jogarem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos de como podemos apoiar a resistência indígena.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre a resistência indígena antes da aula.
  • Jogar em grupo o jogo sobre a resistência indígena.
  • Criar um mapa conceitual com ideias centrais e sub-ideias sobre o tema.