Resistência Negra
Você conhece o Mahommah Gardo Baquaqua?
Nessa aula de História, vamos falar sobre uma parte da nossa história bem pesada, mas que não podemos deixar de lado: a escravidão. Os escravizados (sabia que o termo correto é escravizados? Isso, pelo fato de que ninguém nasce escravo, mas torna-se) enfrentaram muitas dificuldades, tiveram que se adaptar e resistir de várias formas.
Acompanhe o vídeo para aprender mais!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
O Artigo 6º da Constituição brasileira de 1824 diz: “São cidadãos brasileiros: I. Os que no Brasil tiverem nascido, quer sejam ingênuos (filhos de escravos), ou libertos, ainda que o pai seja estrangeiro, uma vez que este não resida por serviço de sua Nação.” De acordo com esse artigo, quem era considerado cidadão?
Atividade completaA)
Apenas as pessoas brancas.B) Pessoas brancas, pessoas negras brasileiras que fossem livres e indígenas.
C) Apenas os negros filhos de escravizados eram considerados cidadãos.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Problemas:
A resistência negra é um tema importante para a compreensão da história do Brasil e das Américas. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada nesta aula para que os alunos possam desenvolver habilidades de discussão e análise crítica sobre o tema. Para contextualizar o assunto, o professor pode apresentar exemplos de resistência negra na história do Brasil, como a Revolta dos Malês e a Revolta de Carrancas, e também exemplos atuais de resistência negra, como o movimento Black Lives Matter nos Estados Unidos.Atividade completaAprendizagem Baseada em Problemas
4. Design Thinking:
A aula sobre "Resistência Negra" pretende discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante que o professor contextualize o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a luta contra o racismo e a discriminação racial, a importância da valorização da cultura afro-brasileira e a contribuição dos negros para a históriaAtividade completado Brasil.
Design Thinking
5. Gamificação:
A resistência negra é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois permite que os alunos compreendam a luta dos negros contra a escravidão e a discriminação racial. Além disso, é possível relacionar esse tema com a atualidade, mostrando como o racismo ainda é presente na sociedade brasileira. Nesta aula, a metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os alunos criem um jogo de tabuleiro sobre a resistência negra, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.Atividade completaGamificação
6. Rotação por estações:
A resistência negra é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois permite que os alunos compreendam a luta dos negros contra a escravidão e a discriminação racial. Além disso, é possível relacionar esse tema com a atualidade, mostrando como o racismo ainda é presente na sociedade brasileira. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema.Atividade completaRotação por estações
7. Aprendizagem Entre Pares:
A aula sobre "Resistência Negra" tem como objetivo discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para os estudantes, a fim de tornar a aula mais envolvente e didática.Atividade completaAprendizagem Entre Pares
8. Design Sprint:
A resistência negra é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois permite que os alunos compreendam a luta dos negros contra a escravidão e a discriminação racial. Além disso, é possível relacionar esse tema com a atualidade, mostrando como o racismo ainda é presente na sociedade brasileira. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completaDesign Sprint
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: