Aula sobre Resistencia Negra

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A resistência negra é um tema importante para a compreensão da história do Brasil e das Américas. A metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas será utilizada nesta aula para que os alunos possam desenvolver habilidades de discussão e análise crítica sobre o tema. Para contextualizar o assunto, o professor pode apresentar exemplos de resistência negra na história do Brasil, como a Revolta dos Malês e a Revolta de Carrancas, e também exemplos atuais de resistência negra, como o movimento Black Lives Matter nos Estados Unidos.

Aprendizagem Baseada em Problemas


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada. Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Você irá apresentar um problema relacionado ao tema da aula, como, por exemplo: "Como a resistência negra contribuiu para a luta contra a escravidão no Brasil?" Os alunos deverão discutir em seus grupos e elaborar uma resposta para o problema.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre o tema da aula e buscar informações que possam ajudar a responder ao problema apresentado na etapa anterior.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão discutir as informações encontradas na pesquisa e elaborar uma resposta para o problema apresentado na etapa 2.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar sua resposta para o problema e os demais grupos poderão fazer perguntas e comentários.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão preencher um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema da aula e os alunos poderão fazer comentários e perguntas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a discussão e reflexão sobre a resistência negra na história do Brasil e das Américas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Coerência e clareza na resposta ao problema apresentado na etapa 2.
  • Qualidade da apresentação realizada pelos grupos.
  • Participação dos alunos na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia que será utilizada.
  • Elaborar um problema para ser discutido pelos alunos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e discussão em grupo.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade das apresentações.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar uma pesquisa de qualidade sobre o tema da aula.
  • Elaborar uma resposta coerente e clara para o problema apresentado.
  • Apresentar a resposta de forma clara e objetiva.
  • Participar da Dinâmica dos 3 Qs.