Aula sobre Resistencia Negra

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A aula sobre "Resistência Negra" tem como objetivo discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema para os estudantes, a fim de tornar a aula mais envolvente e didática.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Introdução

    Você iniciará a aula contextualizando o tema e apresentando exemplos práticos sobre a resistência negra no Brasil e nas Américas. Em seguida, explicará a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão a tarefa de criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral.

  3. Etapa 3 - Pesquisa em grupo

    Cada grupo deverá pesquisar sobre a resistência negra no Brasil e nas Américas, identificando exemplos de lutas e conquistas dos negros e indígenas. Os alunos deverão discutir e selecionar os principais pontos a serem apresentados em sua avaliação por pares.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará sua avaliação por pares, avaliando outro grupo de acordo com os critérios estabelecidos. Os alunos deverão justificar suas notas e discutir as diferenças entre as avaliações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo as permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas, identificando possíveis soluções para esses problemas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e incentivará os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos com base em suas próprias avaliações e na participação ao longo da atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de argumentação dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e avaliar o desempenho dos colegas.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Explicar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.
  • Orientar os alunos na formação dos grupos e na criação do template de avaliação por pares.
  • Estimular a discussão e a troca de ideias entre os alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e incentivar os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo na criação do template de avaliação por pares.
  • Pesquisar sobre a resistência negra no Brasil e nas Américas.
  • Apresentar sua avaliação por pares e justificar suas notas.
  • Discutir em grupo as permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
  • Continuar pesquisando sobre o tema.