Aula sobre Resistencia Negra

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A resistência negra é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois permite que os alunos compreendam a luta dos negros contra a escravidão e a discriminação racial. Além disso, é possível relacionar esse tema com a atualidade, mostrando como o racismo ainda é presente na sociedade brasileira. Nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um template com 5 etapas para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Design Sprint. Os alunos deverão pesquisar sobre a resistência negra e suas formas de luta, como quilombos, revoltas e manifestações culturais.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão criar um mapa mental com as informações pesquisadas na etapa anterior. Em grupos, eles deverão discutir e organizar as informações em tópicos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deverá escolher um tópico para desenvolver e apresentar para a turma. Eles deverão criar um roteiro para a apresentação e definir quais recursos serão utilizados, como imagens, vídeos e músicas.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos deverão criar um material visual para a apresentação, como um cartaz ou um slide. Eles também deverão ensaiar a apresentação.

  5. Etapa 5 - Testar

    Cada grupo deverá apresentar seu tópico para a turma. Após as apresentações, os alunos deverão discutir sobre o tema e como ele se relaciona com a atualidade.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os pontos principais discutidos e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie os alunos considerando a qualidade dos materiais produzidos e a participação na atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir a resistência negra e suas formas de luta.
  • Estimular a pesquisa e a organização das informações.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar e apresentar um material visual.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na pesquisa e organização das informações.
  • Qualidade do material visual criado.
  • Clareza e objetividade na apresentação.
  • Participação na discussão sobre o tema.
  • Relação do tema com a atualidade.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Design Sprint.
  • Orientar os alunos na pesquisa e organização das informações.
  • Auxiliar na criação do material visual.
  • Avaliar as apresentações dos grupos.
  • Estimular a discussão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a resistência negra e suas formas de luta.
  • Organizar as informações em tópicos.
  • Criar um material visual para a apresentação.
  • Ensaiar a apresentação.
  • Participar da discussão sobre o tema.