Aula sobre Resistencia Negra

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A aula sobre "Resistência Negra" pretende discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos. É importante que o professor contextualize o tema, apresentando exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a luta contra o racismo e a discriminação racial, a importância da valorização da cultura afro-brasileira e a contribuição dos negros para a história

do Brasil.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Resistência Negra" e explique a metodologia Design Thinking, destacando a importância da empatia para o desenvolvimento do tema.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar dos negros que resistiram à escravidão e à discriminação racial, identificando suas necessidades, desejos e dificuldades.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos discutirão em grupo as informações coletadas no mapa de empatia, identificando as principais questões relacionadas à resistência negra.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará os resultados da discussão em grupo, destacando as principais questões relacionadas à resistência negra.

  5. Etapa 5 - Debate em sala de aula

    Conduza o debate em sala de aula, discutindo as principais questões relacionadas à resistência negra e destacando a importância da valorização da cultura afro-brasileira.

  6. Etapa 6 - Atividade individual

    Os alunos realizarão uma atividade individual, na qual deverão escrever um texto sobre a importância da resistência negra para a história do Brasil.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve encerramento da aula, destacando os principais pontos discutidos e a importância da valorização da cultura afro-brasileira.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial.
  • Identificar permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um mapa de empatia para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de empatia.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.
  • Participação ativa no debate em sala de aula.
  • Qualidade do texto sobre a importância da resistência negra para a história do Brasil.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Design Thinking.
  • Conduzir a criação do mapa de empatia.
  • Conduzir o debate em sala de aula.
  • Avaliar a participação dos alunos.
  • Fazer um breve encerramento da aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Apresentar os resultados da discussão em grupo.
  • Participar ativamente do debate em sala de aula.
  • Escrever um texto sobre a importância da resistência negra para a história do Brasil.