Aula sobre Resistencia Negra
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A resistência negra é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois permite que os alunos compreendam a luta dos negros contra a escravidão e a discriminação racial. Além disso, é possível relacionar esse tema com a atualidade, mostrando como o racismo ainda é presente na sociedade brasileira. Nesta aula, a metodologia ativa Gamificação será utilizada para que os alunos criem um jogo de tabuleiro sobre a resistência negra, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.
Gamificação
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique o que é a resistência negra e sua importância histórica e social. Utilize exemplos práticos para que os alunos compreendam melhor o assunto.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para a criação do jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Definição das regras
Cada grupo deverá definir as regras do jogo, como o objetivo, as ações que serão realizadas, as perguntas que serão feitas e as punições para quem não cumprir as regras.Etapa 4 - Criação do tabuleiro
Os grupos irão criar o tabuleiro do jogo, com 51 casas, que representarão os diferentes momentos da resistência negra.Etapa 5 - Criação dos cards
Os grupos irão criar os cards de perguntas e ações que serão utilizados no jogo, relacionados ao tema da resistência negra.Etapa 6 - Teste do jogo
Cada grupo irá testar o jogo criado pelos outros grupos, para verificar se as regras estão claras e se o jogo é divertido e educativo.Etapa 7 - Discussão final
Conduza uma discussão final sobre o tema da aula, relacionando-o com a criação do jogo de tabuleiro. Os alunos poderão compartilhar suas opiniões e aprendizados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e criatividade.
- Estimular o pensamento crítico dos alunos sobre o tema da resistência negra.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e divertida.
Critérios de avaliação
- Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
- Clareza das regras e objetivos do jogo.
- Qualidade das perguntas e ações dos cards.
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Compreensão do tema da resistência negra.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
- Conduzir a discussão final sobre o tema da aula.
- Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do jogo de tabuleiro.
- Criar regras claras e objetivas para o jogo.
- Criar perguntas e ações relacionadas ao tema da resistência negra.
- Participar ativamente durante a aula.
- Compartilhar suas opiniões e aprendizados durante a discussão final.