Aula sobre Resistencia Negra
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A resistência negra é um tema importante para ser discutido em sala de aula, pois permite que os alunos compreendam a luta dos negros contra a escravidão e a discriminação racial. Além disso, é possível relacionar esse tema com a atualidade, mostrando como o racismo ainda é presente na sociedade brasileira. Nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades relacionadas ao tema.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com a história do Brasil. Faça uma breve explanação sobre a resistência negra e sua importância para a luta contra a escravidão e a discriminação racial.Etapa 2 - Estação 1 - Leitura e análise de textos
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo irá para uma estação. Na estação 1, os alunos irão ler e analisar textos sobre a resistência negra no Brasil. Em seguida, deverão responder a algumas perguntas sobre o conteúdo lido.Etapa 3 - Estação 2 - Debate
Na estação 2, os alunos irão participar de um debate sobre a resistência negra. Apresente algumas questões para serem discutidas em grupo como, por exemplo: "Qual foi a importância da resistência negra para a luta contra a escravidão?" e "Como o racismo ainda é presente na sociedade brasileira?".Etapa 4 - Estação 3 - Produção de cartazes
Na estação 3, os alunos irão produzir cartazes sobre a resistência negra. Eles poderão utilizar imagens, frases e informações sobre o tema para criar seus cartazes.Etapa 5 - Estação 4 - Discussão
Nessa estação os alunos devem ser divididos em grupos, diferente dos que estavam até então e se juntarem nesses novos grupos para discutirem sobre o que foi aprendido e discutido nas estações.Etapa 6 - Socialização
Ao final da atividade, os grupos irão socializar suas produções e discutir sobre o que aprenderam durante a atividade.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula reforçando a importância da resistência negra e como ela pode ser aplicada na atualidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial.
- Estimular a criatividade dos alunos na produção de cartazes sobre o tema.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater sobre questões importantes.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade das produções realizadas pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em discutir e argumentar sobre o tema proposto.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizá-lo com a história do Brasil.
- Orientar os alunos durante as atividades propostas.
- Concluir a aula reforçando a importância da resistência negra.
Ações do aluno
- Ler e analisar textos sobre a resistência negra.
- Participar de debates sobre o tema.
- Produzir cartazes sobre a resistência negra.