Aula sobre Resolucao De Problemas Envolvendo Angulos

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo ângulos. Os ângulos estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em construções, em jogos de videogame, em esportes, em mapas, entre outros. É importante que os alunos compreendam a noção de ângulo e saibam como utilizá-la em diferentes contextos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Problemas envolvendo ângulos" e explique a importância de compreender a noção de ângulo em diferentes contextos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos pares

    Os alunos serão divididos em pares e cada par receberá uma folha de papel sulfite e canetas coloridas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada par deverá criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos podem utilizar as canetas coloridas para destacar as informações mais importantes. Traga exemplos de situações que envolvam ângulos no cotidiano.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada par irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre os mapas apresentados.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos de quatro e receberão um conjunto de problemas envolvendo ângulos para resolver em conjunto. Escolha os problemas. Eles deverão ser desafiadores e contextualizados.

  6. Etapa 6 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar suas soluções para os problemas propostos. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre as soluções apresentadas.

  7. Etapa 7 - Reflexão final

    Conduza uma reflexão final sobre a aula, destacando os principais aprendizados e desafios enfrentados pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a reflexão crítica sobre as soluções apresentadas pelos grupos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa conceitual e na resolução dos problemas em grupo.
  • Qualidade e clareza das apresentações dos mapas conceituais e das soluções dos problemas.
  • Capacidade dos alunos em aplicar a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os exemplos práticos e didáticos sobre o assunto.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual e na resolução dos problemas em grupo.
  • Conduzir a reflexão final sobre a aula e os principais aprendizados dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar o mapa conceitual em par, utilizando as canetas coloridas para destacar as informações mais importantes.
  • Resolver os problemas em grupo, aplicando a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais.
  • Apresentar as soluções dos problemas e fazer perguntas e comentários sobre as soluções apresentadas pelos demais grupos.