Aula sobre Resolucao De Problemas Envolvendo Angulos
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
Os ângulos estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em construções, na natureza, em jogos e até mesmo em atividades físicas. Eles são importantes para medir e comparar a abertura entre duas retas ou planos, e podem ser classificados em agudos, retos, obtusos e rasos. Nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas que envolvem a noção de ângulo em diferentes contextos e situações reais, como o ângulo de visão. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Ensino Híbrido.
Etapa 1 - Check-in
Apresente o tema e os objetivos da aula e explique como será a metodologia utilizada. Os alunos irão criar o template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.Etapa 2 - Contextualização
Apresente exemplos de situações cotidianas que envolvem ângulos, como a construção de uma casa, a prática de esportes e a observação da natureza. Os alunos irão discutir em grupos como os ângulos estão presentes nessas situações.Etapa 3 - Teoria
Apresente a teoria sobre ângulos, explicando os conceitos de abertura, classificação e medida. Os alunos irão acompanhar a explicação e fazer anotações em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de problemas que envolvem ângulos, como calcular o ângulo de visão de uma pessoa em relação a um objeto ou calcular a medida de um ângulo em uma figura geométrica. Os alunos irão resolver os problemas em grupos e registrar suas respostas nos templates de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Check-out
Os alunos irão compartilhar suas respostas e discutir as soluções dos problemas apresentados. Avalie o desempenho dos alunos e dê feedbacks individuais.Etapa 6 - Tarefa de casa
Proponha uma tarefa de casa para os alunos, que consiste em encontrar exemplos de situações cotidianas que envolvem ângulos e registrar em seus templates de registro de aprendizagem.Etapa 7 - Check-in da próxima aula
Os alunos irão apresentar suas tarefas de casa e discutir em grupos como os ângulos estão presentes nas situações cotidianas encontradas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvem a noção de ângulo em diferentes contextos e situações reais.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a interação entre os alunos e o professor.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em registrar e refletir sobre o próprio processo de aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Capacidade dos alunos em resolver problemas que envolvem ângulos em diferentes contextos e situações reais.
- Qualidade das anotações e registros dos alunos nos templates de registro de aprendizagem.
- Compreensão dos conceitos teóricos apresentados.
- Envolvimento dos alunos na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os objetivos da aula.
- Explicar a metodologia utilizada.
- Apresentar exemplos práticos de problemas que envolvem ângulos.
- Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks individuais.
- Propor uma tarefa de casa para os alunos.
Ações do aluno
- Criar o template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
- Discutir em grupo como os ângulos estão presentes em situações cotidianas.
- Resolver problemas que envolvem ângulos em diferentes contextos e situações reais.
- Registrar suas respostas e reflexões nos templates de registro de aprendizagem.
- Participar ativamente das discussões em grupo.