Aula sobre Resolucao De Problemas Envolvendo Angulos

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Problemas envolvendo ângulos" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como na construção de prédios, na elaboração de mapas, na criação de jogos, na produção de filmes, entre outros. Nesta aula, a metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam desenvolver a habilidade de resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão. Para isso, os alunos serão divididos em grupos e escolherão um tema para apresentar, seguindo as etapas de identificação de um problema, levantamento de informações, análise do contexto, comparação e soluções. Além disso, os alunos criarão infográficos para disseminar a informação obtida.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Problemas envolvendo ângulos" e explique como a metodologia Estudo de Caso será utilizada na aula.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e escolherão um tema para apresentar.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo irá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma. Auxilie os alunos na definição do problema e na elaboração de perguntas para a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas para coletar dados sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções. Os alunos podem utilizar recursos digitais para realizar as pesquisas, mas também pode ser disponibilizado textos impressos, livros ou outros materiais de apoi

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os grupos deverão discutir e refletir sobre as informações e o contexto em busca de encontrar uma solução que caiba para o problema. Oriente os alunos na análise crítica dos dados e na identificação de possíveis discrepâncias.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Com base na análise do contexto e na comparação de dados, os grupos irão propor soluções para o problema identificado. Auxilie os alunos na elaboração de propostas viáveis e na apresentação das soluções para a turma.

  8. Etapa 8 - Apresentação dos infográficos

    Cada grupo irá apresentar um infográfico com as informações coletadas e as soluções propostas. Disponibilize o modelo do infográfico e avalie a qualidade dos infográficos e a clareza das informações apresentadas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica e de tomada de decisão dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
  • Qualidade da análise do contexto e das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Qualidade do infográfico criado pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em aplicar os conceitos aprendidos em situações reais.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia Estudo de Caso.
  • Orientar os alunos na formação dos grupos e na escolha dos temas.
  • Auxiliar os grupos na realização das pesquisas.
  • Orientar os grupos na análise do contexto e na apresentação das soluções.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas de qualidade.
  • Analisar criticamente os dados coletados e apresentar soluções para o problema identificado.
  • Criar um infográfico de qualidade para disseminar a informação obtida.
  • Aplicar os conceitos aprendidos em situações reais.