Aula sobre Resolucao De Problemas Envolvendo Angulos

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo ângulos. Os ângulos estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em construções, em jogos, em mapas, em desenhos, entre outros. Por exemplo, ao jogar futebol, é importante saber o ângulo que a bola deve ser chutada para chegar ao gol. Além disso, os ângulos também são importantes para a construção de prédios e pontes. Nesta aula, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com cartas de perguntas e afirmações sobre o tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos ângulos no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá receber um kit com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos terão um tempo determinado para criar um jogo com as cartas recebidas. Eles deverão criar perguntas e respostas sobre o tema, ou uma problemática para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma. Os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários sobre o jogo apresentado.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as perguntas e respostas apresentadas pelos colegas.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Apresente alguns problemas envolvendo ângulos para os alunos resolverem em grupo. Tire dúvidas e auxilie nessa resolução.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância dos ângulos no cotidiano. Reserve um tempo para que os alunos joguem os jogos construídos e trabalhem o aprendizado por meio do lúdico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do jogo.
  • Promover a discussão e a troca de ideias entre os alunos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo e na resolução dos problemas.
  • Qualidade das perguntas e respostas apresentadas pelos grupos.
  • Colaboração e trabalho em equipe dos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância dos ângulos no cotidiano.
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Apresentar problemas envolvendo ângulos para os alunos resolverem em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um jogo com perguntas e respostas sobre o tema.
  • Participar ativamente da resolução dos problemas apresentados pelo professor.
  • Discutir em grupo sobre as perguntas e respostas apresentadas pelos colegas.