Aula sobre Resolucao De Problemas Envolvendo Angulos
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo ângulos. Os ângulos estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em construções, em jogos, em desenhos, em mapas, entre outros. É importante que os alunos compreendam a noção de ângulo e saibam identificá-lo em diferentes contextos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância dos ângulos no cotidiano. Em seguida, explique como será a metodologia utilizada na aula.Etapa 2 - Estação 1 - Identificação de ângulos
Os alunos irão para a primeira estação, onde terão que identificar os ângulos em diferentes figuras geométricas. Disponibilize figuras para que os alunos possam identificar os ângulos e registrar suas respostas.Etapa 3 - Estação 2 - Cálculo de ângulos
Na segunda estação, os alunos terão que calcular o valor dos ângulos em diferentes figuras geométricas. Disponibilize figuras para que os alunos possam calcular os ângulos e registrar suas respostas.Etapa 4 - Estação 3 - Aplicação de ângulos
Na terceira estação, os alunos terão que aplicar os conceitos de ângulos em situações reais, como em mapas, em jogos, em construções, entre outros. Disponibilize atividades para que os alunos possam aplicar os conceitos de ângulos e registrar suas respostas.Etapa 5 - Socialização
Os alunos irão se reunir em um grupo para socializar as atividades realizadas em cada estação. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese da aula e reforce a importância dos ângulos no cotidiano.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a atividade realizada aos alunos e peça um feedback dos alunos também.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a interação entre os alunos e a troca de experiências.
Critérios de avaliação
- Identificação correta dos ângulos em diferentes figuras geométricas.
- Cálculo correto do valor dos ângulos em diferentes figuras geométricas.
- Aplicação correta dos conceitos de ângulos em situações reais.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância dos ângulos no cotidiano.
- Disponibilizar atividades para que os alunos possam identificar, calcular e aplicar os conceitos de ângulos.
- Mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.
Ações do aluno
- Identificar corretamente os ângulos em diferentes figuras geométricas.
- Calcular corretamente o valor dos ângulos em diferentes figuras geométricas.
- Aplicar corretamente os conceitos de ângulos em situações reais.