Aula sobre Resolucao De Problemas Envolvendo Angulos
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo ângulos. Os ângulos estão presentes em diversas situações do nosso cotidiano, como em construções, em jogos de videogame, em esportes, em mapas, entre outros. É importante que os alunos compreendam a noção de ângulo e saibam como utilizá-la em diferentes contextos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize\-o com exemplos práticos e didáticos. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Estudo prévio
Os alunos deverão estudar sobre o tema em casa, utilizando materiais disponibilizados pelo professor, como vídeos, textos e exercícios. Eles deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O tema central deve ser problemas envolvendo ângulos, e cada sub-ideia pode ser um problema/situação que envolva ângulos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão se reunir em grupos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar e tire suas dúvidas.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre o tema, como problemas envolvendo ângulos em construções, em jogos de videogame, em esportes, em mapas, entre outros.Etapa 5 - Resolução de problemas
Os alunos irão resolver problemas envolvendo ângulos em diferentes contextos, como ângulo de visão em uma partida de futebol, ângulo de inclinação de uma rampa, entre outros. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.Etapa 6 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e a importância da noção de ângulo em diferentes contextos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam a noção de ângulo em diferentes contextos e em situações reais, como ângulo de visão.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos mapas conceituais.
- Promover a autonomia dos alunos no estudo prévio do tema.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos apresentados no mapa conceitual.
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Resolução correta dos problemas apresentados.
- Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos.
- Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação dos mapas conceituais.
- Reforçar os conceitos aprendidos na conclusão da aula.
Ações do aluno
- Estudar sobre o tema em casa, utilizando materiais disponibilizados pelo professor.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Resolver corretamente os problemas apresentados.
- Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.