Resolução de problemas envolvendo números inteiros

Nessa aula de Matemática, aprofundaremos o estudo de números inteiros. Vamos entender problemas envolvendo números inteiros. 🤓
Mas antes, um enigma: "Eu entrei em um ônibus que tinha 9 passageiros. Logo depois, duas pessoas desceram no ônibus e uma entrou. Quantas pessoas têm no ônibus?"

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Em um jogo de tabuleiro, Thaís ganhou 20 pontos na primeira rodada, perdeu 6 pontos na segunda rodada, perdeu 10 pontos na terceira rodada e ganhou 4 pontos na quarta rodada. Qual foi a pontuação de Thaís ao final do jogo?

    A) 8 pontos.

    B) 40 pontos.

    C) 20 pontos.

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Estudo de Caso:

    A resolução de problemas envolvendo números inteiros é uma habilidade fundamental para a vida cotidiana e para o sucesso acadêmico dos estudantes. Nesta aula, os alunos serão desafiados a aplicar seus conhecimentos em matemática para resolver problemas reais e a desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam trabalhar em grupo e desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.

    Exemplo prático: Imagine que um aluno precisa calcular quantas caixas de leite são necessárias para abastecer uma escola durante uma semana. Ele precisará aplicar seus conhecimentos em matemática para realizar o cálculo e, em seguida, analisar os dados para chegar a uma conclusão.

    Atividade completa
  4. 4. Gamificação:

    A resolução de problemas envolvendo números inteiros é uma habilidade fundamental para a vida cotidiana e para o sucesso acadêmico dos estudantes. Ela pode ser aplicada em situações como cálculo de descontos em compras, controle de estoque, cálculo de distâncias, entre outras. A aula utilizará a metodologia ativa Gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e didático. Os alunos criarão um mapa de registro de um jogo que envolve a resolução de problemas com números inteiros, desenvolvendo assim a habilidade de resolver e elaborar problemas.
    Atividade completa
  5. 5. Design Thinking:

    A resolução de problemas envolvendo números inteiros é uma habilidade fundamental para a vida cotidiana e para o sucesso acadêmico dos estudantes. Nesta aula, os alunos serão desafiados a resolver problemas que envolvem operações com números inteiros, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos nos problemas. Dessa forma, os alunos poderão desenvolver habilidades de resolução de problemas de forma mais efetiva e significativa.
    Atividade completa
  6. 6. Design Sprint:

    A resolução de problemas envolvendo números inteiros é uma habilidade fundamental para a vida cotidiana e para o sucesso acadêmico. Os alunos precisam entender como aplicar as operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) em situações do mundo real. Por exemplo, calcular o troco em uma compra, determinar a distância entre dois pontos em um mapa ou calcular o tempo necessário para chegar a um destino. Nesta aula, os alunos aprenderão a resolver problemas envolvendo números inteiros usando a metodologia ativa Design Sprint, que os ajudará a entender o processo de resolução de problemas e a aplicar as operações matemáticas de forma mais eficaz.
    Atividade completa
  7. 7. Rotação por estações:

    A resolução de problemas envolvendo números inteiros é uma habilidade fundamental para a vida cotidiana dos estudantes. Desde situações simples, como calcular o troco de uma compra, até problemas mais complexos, como calcular a distância percorrida em uma viagem, envolvem operações com números inteiros. Nesta aula, os alunos serão desafiados a resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros, utilizando a metodologia ativa de Rotação por estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema, permitindo que os alunos trabalhem em grupos e desenvolvam habilidades de colaboração e comunicação.
    Atividade completa
  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    A resolução de problemas envolvendo números inteiros é uma habilidade fundamental para a vida cotidiana e para o sucesso acadêmico. Os alunos do 7º ano do ensino fundamental já possuem conhecimentos básicos sobre números inteiros, mas muitas vezes têm dificuldades em aplicá-los em situações práticas. Nesta aula, os alunos serão desafiados a resolver problemas que envolvem operações com números inteiros, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, eles criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

    Exemplo: Imagine que você está em uma loja e quer comprar um produto que custa R$ 50,00, mas só tem R$ 30,00. Como você pode resolver esse problema?

    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: