Aula sobre Resolucao De Problemas Envolvendo Numeros Inteiros

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A resolução de problemas envolvendo números inteiros é uma habilidade fundamental para a vida cotidiana e para o sucesso acadêmico dos estudantes. Nesta aula, os alunos serão desafiados a resolver problemas que envolvem operações com números inteiros, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos nos problemas. Dessa forma, os alunos poderão desenvolver habilidades de resolução de problemas de forma mais efetiva e significativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da resolução de problemas envolvendo números inteiros. Mostre exemplos de situações cotidianas que envolvem operações com números inteiros, como cálculo de descontos em compras, cálculo de troco em uma compra, entre outros.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber uma situação-problema para resolver. Cada grupo deve criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos na situação-problema.

  3. Etapa 3 - Identificação dos dados relevantes

    Cada grupo deve identificar os dados relevantes para a resolução do problema, como valores numéricos, operações matemáticas necessárias, entre outros.

  4. Etapa 4 - Resolução do problema

    Com base nos dados identificados na etapa anterior, cada grupo deve resolver o problema proposto. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos durante a resolução.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar a solução encontrada para o problema proposto. Incentive a discussão e o debate entre os grupos, para que os alunos possam aprender com as diferentes abordagens utilizadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a metodologia utilizada

    Conduza uma reflexão sobre a metodologia utilizada na aula, incentivando os alunos a compartilharem suas opiniões e sugestões para melhorias.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Proponha uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem a resolução de problemas envolvendo números inteiros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam operações com números inteiros.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar os dados relevantes para a resolução do problema.
  • Capacidade de aplicar as operações matemáticas necessárias para a resolução do problema.
  • Capacidade de apresentar a solução de forma clara e coerente.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da resolução de problemas envolvendo números inteiros.
  • Auxiliar os alunos durante a resolução dos problemas.
  • Estimular a discussão e o debate entre os grupos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desafios dos personagens envolvidos na situação-problema.
  • Identificar os dados relevantes para a resolução do problema.
  • Aplicar as operações matemáticas necessárias para a resolução do problema.