Aula sobre Resolucao De Problemas Envolvendo Numeros Inteiros

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A resolução de problemas envolvendo números inteiros é uma habilidade fundamental para a vida cotidiana e para o sucesso acadêmico dos estudantes. Nesta aula, os alunos serão desafiados a aplicar seus conhecimentos em matemática para resolver problemas reais e a desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica. A metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam trabalhar em grupo e desenvolver habilidades de comunicação e colaboração.

Exemplo prático: Imagine que um aluno precisa calcular quantas caixas de leite são necessárias para abastecer uma escola durante uma semana. Ele precisará aplicar seus conhecimentos em matemática para realizar o cálculo e, em seguida, analisar os dados para chegar a uma conclusão.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Estudo de Caso será aplicada. Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo escolherá um tema para trabalhar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deve definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os alunos devem realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os alunos devem analisar os dados coletados e identificar as causas do problema. Eles também devem discutir possíveis soluções para o problema.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os alunos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais e discutir as diferenças encontradas.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deve apresentar suas conclusões e propor soluções para o problema identificado. Os alunos devem criar infográficos para disseminar a informação. Avalie conforme os critérios de avaliação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o aprendizado dos alunos e incentivando-os a aplicar as habilidades desenvolvidas em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos.
  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas envolvendo números inteiros.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos alunos.
  • Qualidade das análises e soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade dos infográficos criados pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas para pesquisa.
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos.
  • Fornecer feedbacks construtivos aos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação dos infográficos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Analisar os dados coletados e propor soluções para o problema.
  • Criar infográficos para disseminar a informação.