Aula sobre Resolucao De Problemas Envolvendo Numeros Inteiros

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A resolução de problemas envolvendo números inteiros é uma habilidade fundamental para a vida cotidiana dos estudantes. Desde situações simples, como calcular o troco de uma compra, até problemas mais complexos, como calcular a distância percorrida em uma viagem, envolvem operações com números inteiros. Nesta aula, os alunos serão desafiados a resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros, utilizando a metodologia ativa de Rotação por estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema, permitindo que os alunos trabalhem em grupos e desenvolvam habilidades de colaboração e comunicação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema e contextualizando-o com exemplos práticos do cotidiano dos alunos. Em seguida, explique como a metodologia de Rotação por estações funcionará na aula.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Resolução de problemas

    Os alunos devem ser divididos em grupos e encaminhados para a primeira estação. Nesta estação, eles devem receber uma lista de problemas para resolver, envolvendo operações com números inteiros. Esteja disponível para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Elaboração de problemas

    Na segunda estação, os alunos devem ser desafiados a elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros. Eles devem criar problemas que possam ser resolvidos pelos colegas dos outros grupos. Esteja disponível para auxiliar na elaboração dos problemas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Jogo

    Na terceira estação, os alunos devem jogar um jogo que envolve operações com números inteiros. O objetivo do jogo é resolver problemas e acumular pontos. Esteja disponível para auxiliar na explicação das regras e na resolução dos problemas.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Ao final das estações, os grupos devem se reunir para socializar os problemas elaborados e discutir as soluções encontradas. Medeie a discussão e incentive a participação de todos os alunos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão da aula, destacando as habilidades desenvolvidas pelos alunos e reforçando a importância da resolução de problemas envolvendo números inteiros.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
  • Estimular a colaboração e a comunicação entre os alunos.
  • Incentivar a criatividade e a autonomia dos alunos na elaboração de problemas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas envolvendo operações com números inteiros.
  • Qualidade dos problemas elaborados pelos alunos.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Mediar as atividades propostas e auxiliar os alunos na resolução de problemas.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos.

Ações do aluno

  • Resolver problemas envolvendo operações com números inteiros.
  • Elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
  • Participar ativamente das atividades propostas e colaborar com os colegas.