Aula sobre Resolucao De Problemas Envolvendo Numeros Inteiros

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A resolução de problemas envolvendo números inteiros é uma habilidade fundamental para a vida cotidiana e para o sucesso acadêmico. Os alunos do 7º ano do ensino fundamental já possuem conhecimentos básicos sobre números inteiros, mas muitas vezes têm dificuldades em aplicá-los em situações práticas. Nesta aula, os alunos serão desafiados a resolver problemas que envolvem operações com números inteiros, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, eles criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

Exemplo: Imagine que você está em uma loja e quer comprar um produto que custa R$ 50,00, mas só tem R$ 30,00. Como você pode resolver esse problema?


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada. Os alunos devem receber o exemplo prático apresentado na seção anterior e terão 5 minutos para resolvê-lo individualmente.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos de 4 a 5 pessoas para discutir suas soluções e compará-las com as dos colegas. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar em grupos um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade. Explique como utilizar o template e dê exemplos de como preenchê-lo.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos devem receber uma lista de problemas que envolvem operações com números inteiros e terão 30 minutos para resolvê-los em grupo. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar seus resultados e preencherá o template de Dinâmica dos 3 Qs. Faça uma discussão geral sobre as soluções apresentadas e destaque os pontos positivos e negativos de cada uma.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância da resolução de problemas envolvendo números inteiros para a vida cotidiana e para o sucesso acadêmico.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam operações com números inteiros.
  • Estimular a cooperação e a troca de ideias entre os alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida para promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Resolução correta dos problemas propostos.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos em grupo.
  • Preenchimento adequado do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos em situações práticas.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula e a metodologia utilizada.
  • Circular pela sala para auxiliar e tirar dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos em grupo.
  • Fazer uma discussão geral sobre as soluções apresentadas e destacar os pontos positivos e negativos de cada uma.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar a importância da resolução de problemas envolvendo números inteiros.

Ações do aluno

  • Resolver os problemas propostos individualmente.
  • Discutir as soluções em grupo e compará-las com as dos colegas.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs em grupo.
  • Resolver os problemas propostos em grupo.
  • Apresentar os resultados e preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs.