Resolução de problemas envolvendo volume de blocos retangulares

Nesta aula de Matemática, vamos aprender mais sobre volume de blocos retangulares. Vamos focar em problemas associados a volume de blocos retangulares. Pegue seu material, faça suas anotações e boa aula!

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Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Uma mala de viagem tem dimensões: 0,4 m por 0,6 m por 0,8 m. Qual é o volume dessa mala, em metros cúbicos?

    A) 0,192 m³

    B) 1,8 m³

    C) 0,24 m³

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Gamificação:

    O tema "Resolução de problemas envolvendo volume de blocos retangulares" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como no cálculo de volume de caixas, embalagens, recipientes, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de blocos retangulares e a aplicar esse conhecimento em situações práticas. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.
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  4. 4. Estudo de Caso:

    O tema "Resolução de problemas envolvendo volume de blocos retangulares" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia e até mesmo em atividades simples, como empilhar caixas em um depósito. Nesta aula, a metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Eles irão escolher um tema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções, tudo isso relacionado ao cálculo de volume de blocos retangulares.
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  5. 5. Design Thinking:

    O tema "Resolução de problemas envolvendo volume de blocos retangulares" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de móveis, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de blocos retangulares, utilizando as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico), por meio da metodologia ativa Design Thinking. Para isso, eles irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as necessidades e desejos das pessoas que utilizam esses blocos no dia a dia.
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  6. 6. Rotação por estações:

    O tema "Resolução de problemas envolvendo volume de blocos retangulares" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de móveis, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de blocos retangulares e a aplicar esse conhecimento em situações práticas. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
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  7. 7. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    O tema "Resolução de problemas envolvendo volume de blocos retangulares" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de móveis, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de blocos retangulares, utilizando as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico), por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Para isso, eles irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  8. 8. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a resolução de problemas envolvendo o volume de blocos retangulares. O volume é uma medida tridimensional que pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como no cálculo do volume de uma caixa de sapatos, de um aquário ou de um tanque de combustível. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio a materiais e vídeos explicativos sobre o tema, para que possam chegar à aula com um conhecimento prévio e possam se aprofundar ainda mais no assunto.
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