Aula sobre Resolucao Problemas Volume Blocos Retangulares

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema "Resolução de problemas envolvendo volume de blocos retangulares" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de móveis, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de blocos retangulares, utilizando as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico), por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos. Para isso, eles irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, feito em grupo para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do cálculo do volume de blocos retangulares no cotidiano. Em seguida, divida a turma em grupos e entregue o material necessário para a atividade.

  2. Etapa 2 - Definição do problema

    Cada grupo deve definir um problema relacionado ao cálculo do volume de blocos retangulares, que será registrado no diário de bordo. Auxilie os alunos na definição do problema e na escolha dos blocos retangulares.

  3. Etapa 3 - Geração de alternativas

    Os grupos devem gerar alternativas para resolver o problema definido, utilizando as unidades usuais de medida de volume. Auxilie os alunos na escolha das alternativas e na realização dos cálculos.

  4. Etapa 4 - Solução do problema

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa para resolver o problema e realizar os cálculos necessários para encontrar o volume do bloco retangular. Auxilie os alunos na realização dos cálculos e na verificação dos resultados.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar o problema, as alternativas geradas e a solução encontrada para a turma.Avalie a apresentação e os resultados obtidos pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    A turma deve discutir os resultados apresentados pelos grupos. Auxilie os alunos na reflexão sobre o tema e na identificação de outras situações em que o cálculo do volume de blocos retangulares é importante.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na atividade e na participação em grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade de reflexão e análise crítica dos alunos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação em grupo.
  • Qualidade da apresentação do problema, das alternativas geradas e da solução encontrada.
  • Precisão nos cálculos realizados.
  • Reflexão e análise crítica sobre o tema.
  • Cumprimento dos prazos estabelecidos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo do volume de blocos retangulares no cotidiano.
  • Auxiliar os alunos na definição do problema e na escolha dos blocos retangulares.
  • Auxiliar os alunos na escolha das alternativas e na realização dos cálculos.
  • Avaliar a apresentação e os resultados obtidos pelos grupos.
  • Auxiliar os alunos na reflexão sobre o tema e na identificação de outras situações em que o cálculo do volume de blocos retangulares é importante.

Ações do aluno

  • Definir um problema relacionado ao cálculo do volume de blocos retangulares.
  • Gerar alternativas para resolver o problema, utilizando as unidades usuais de medida de volume.
  • Escolher a melhor alternativa para resolver o problema e realizar os cálculos necessários para encontrar o volume do bloco retangular.
  • Apresentar o problema, as alternativas geradas e a solução encontrada para a turma.
  • Participar da discussão em grupo e refletir sobre o tema.