Aula sobre Resolucao Problemas Volume Blocos Retangulares
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
O tema "Resolução de problemas envolvendo volume de blocos retangulares" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de móveis, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de blocos retangulares, utilizando as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico), por meio da metodologia ativa Design Thinking. Para isso, eles irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as necessidades e desejos das pessoas que utilizam esses blocos no dia a dia.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância do cálculo do volume de blocos retangulares no cotidiano. Em seguida, proponha aos alunos que criem um mapa de empatia, para entender melhor as necessidades e desejos das pessoas que utilizam esses blocos.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos devem criar um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em pessoas que utilizam blocos retangulares no dia a dia e preencher cada campo com informações relevantes.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as informações coletadas no mapa de empatia. Eles devem identificar as principais necessidades e desejos das pessoas que utilizam blocos retangulares e como o cálculo do volume pode ajudá-las.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de cálculo de volume de blocos retangulares, utilizando as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico). Os alunos devem resolver os exemplos em grupo, utilizando as informações coletadas no mapa de empatia.Etapa 5 - Elaboração de problemas
Os alunos devem elaborar problemas envolvendo o cálculo de volume de blocos retangulares, utilizando as informações coletadas no mapa de empatia. Eles devem criar problemas que possam ser aplicados no cotidiano das pessoas que utilizam esses blocos.Etapa 6 - Apresentação dos problemas
Cada grupo deve apresentar os problemas elaborados para a turma. Os demais alunos devem resolver os problemas apresentados e dar feedbacks sobre a clareza e objetividade dos problemas.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula, reforçando a importância do cálculo de volume de blocos retangulares no cotidiano e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares, envolvendo as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).
- Estimular a criatividade e a capacidade de inovação dos alunos, por meio da metodologia ativa Design Thinking.
- Desenvolver a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo, compartilhando ideias e soluções.
Critérios de avaliação
- Clareza e objetividade na elaboração dos problemas.
- Participação ativa e colaborativa dos alunos durante a aula.
- Habilidade dos alunos em resolver problemas envolvendo o cálculo de volume de blocos retangulares.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância do cálculo de volume de blocos retangulares no cotidiano.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Apresentar exemplos práticos de cálculo de volume de blocos retangulares.
- Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos durante a aula.
- Dar feedbacks sobre os problemas elaborados pelos alunos.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia, para entender melhor as necessidades e desejos das pessoas que utilizam blocos retangulares.
- Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia.
- Elaborar problemas envolvendo o cálculo de volume de blocos retangulares, utilizando as informações coletadas no mapa de empatia.
- Resolver os problemas apresentados pelos demais grupos.
- Dar feedbacks sobre os problemas apresentados pelos demais grupos.