Aula sobre Resolucao Problemas Volume Blocos Retangulares

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Resolução de problemas envolvendo volume de blocos retangulares" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia e até mesmo em atividades simples, como empilhar caixas em um depósito. Nesta aula, a metodologia ativa Estudo de Caso será utilizada para que os alunos possam desenvolver habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Eles irão escolher um tema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções, tudo isso relacionado ao cálculo de volume de blocos retangulares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia Estudo de Caso será utilizada na aula. Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um tema relacionado ao cálculo de volume de blocos retangulares.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deve definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao cálculo de volume de blocos retangulares. Eles devem explicar qual é o problema e como ele afeta a sociedade.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos devem realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Eles devem registrar as informações coletadas em um documento compartilhado com o grupo.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Cada grupo deve analisar os dados coletados e identificar as causas do problema. Eles devem explicar como o problema afeta a sociedade e se é possível evitá-lo.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais. Eles devem identificar semelhanças e diferenças entre as informações coletadas.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deve propor soluções para o problema identificado. Eles devem explicar o que poderiam fazer para contribuir com a disseminação da informação e como isso poderia ajudar a resolver o problema.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar os infográficos criados para a turma. Eles devem explicar como chegaram às informações apresentadas e como isso pode ajudar a resolver o problema identificado. Avalia conforme os critérios de avaliação e conclua retomando o tema da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
  • Estimular o trabalho em equipe.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados.
  • Estimular a criatividade e a inovação.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na atividade em grupo.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas.
  • Criatividade e inovação na proposta de soluções.
  • Qualidade da apresentação dos infográficos.
  • Habilidade de comunicação e apresentação.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Estudo de Caso.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os grupos na coleta e análise de dados.
  • Estimular a criatividade e a inovação na proposta de soluções.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado ao cálculo de volume de blocos retangulares.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema.
  • Analisar os dados coletados e propor soluções para o problema identificado.
  • Criar infográficos para apresentar as informações coletadas e as soluções propostas.