Aula sobre Resolucao Problemas Volume Blocos Retangulares

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O tema "Resolução de problemas envolvendo volume de blocos retangulares" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como no cálculo de volume de caixas, embalagens, recipientes, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de blocos retangulares e a aplicar esse conhecimento em situações práticas. A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do cálculo de volume de blocos retangulares no cotidiano. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Explicação do cálculo de volume

    Explique como calcular o volume de blocos retangulares, utilizando as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico). Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o cálculo de volume.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. O jogo deve ser criativo e envolvente, e deve abordar os principais conceitos sobre o cálculo de volume de blocos retangulares.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo deve apresentar seu jogo para a turma, explicando as regras e as perguntas e afirmações contidas no jogo. Os demais alunos poderão jogar e testar os jogos criados pelos colegas.

  5. Etapa 5 - Discussão sobre as perguntas e afirmações

    Após a apresentação dos jogos, conduza uma discussão sobre as perguntas e afirmações contidas nos jogos. Esclareça dúvidas e discuta os principais conceitos sobre o cálculo de volume de blocos retangulares.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Os alunos devem resolver problemas envolvendo o cálculo de volume de blocos retangulares, utilizando as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico). Apresente exemplos práticos e didáticos sobre a resolução de problemas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula. Destaque os principais conceitos aprendidos pelos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de blocos retangulares.
  • Estimular a criatividade e a participação dos alunos na criação do jogo.
  • Promover a discussão e a troca de ideias entre os alunos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Resolução correta dos problemas envolvendo o cálculo de volume de blocos retangulares.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do cálculo de volume de blocos retangulares no cotidiano.
  • Explicar como calcular o volume de blocos retangulares, utilizando as unidades usuais (metro cúbico, decímetro cúbico e centímetro cúbico).
  • Conduzir a criação do jogo pelos alunos e fazer a mediação da discussão sobre as perguntas e afirmações contidas nos jogos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Resolver corretamente os problemas envolvendo o cálculo de volume de blocos retangulares.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.