Aula sobre Resolucao Problemas Volume Blocos Retangulares
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O tema "Resolução de problemas envolvendo volume de blocos retangulares" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como na construção civil, na arquitetura, na engenharia, na fabricação de móveis, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular o volume de blocos retangulares e a aplicar esse conhecimento em situações práticas. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância do cálculo do volume de blocos retangulares. Em seguida, divida a turma em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo do volume de blocos retangulares
Nesta estação, os alunos devem aprender a calcular o volume de blocos retangulares utilizando a fórmula V = a x b x c, onde a, b e c são as medidas dos lados do bloco. Apresente exemplos práticos e os alunos irão realizar exercícios para fixar o conteúdo.Etapa 3 - Estação 2 - Problemas envolvendo volume de blocos retangulares
Nesta estação, os alunos devem resolver problemas envolvendo o cálculo do volume de blocos retangulares. Apresente exemplos práticos e os alunos devem trabalhar em grupo para resolver os exercícios propostos.Etapa 4 - Estação 3 - Elaboração de problemas
Nesta estação, os alunos devem elaborar problemas envolvendo o cálculo do volume de blocos retangulares. Apresente exemplos práticos e os alunos devem trabalhar em grupo para criar problemas que possam ser resolvidos pelos colegas.Etapa 5 - Socialização
Os grupos devem se reunir e apresentar os resultados das atividades realizadas em cada estação. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese do que foi aprendido na aula e reforce a importância do cálculo do volume de blocos retangulares.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular o volume de blocos retangulares.
- Estimular a criatividade dos alunos na elaboração de problemas envolvendo o cálculo do volume de blocos retangulares.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos durante as atividades em grupo.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em calcular o volume de blocos retangulares.
- Qualidade dos problemas elaborados pelos alunos.
- Participação e colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos durante as atividades em grupo.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Elaborar problemas envolvendo o cálculo do volume de blocos retangulares.