Aula sobre Resolucao Problemas Volume Blocos Retangulares

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a resolução de problemas envolvendo o volume de blocos retangulares. O volume é uma medida tridimensional que pode ser encontrada em diversas situações do cotidiano, como no cálculo do volume de uma caixa de sapatos, de um aquário ou de um tanque de combustível. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio a materiais e vídeos explicativos sobre o tema, para que possam chegar à aula com um conhecimento prévio e possam se aprofundar ainda mais no assunto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância do cálculo do volume de blocos retangulares no cotidiano. Os alunos devem ser incentivados a compartilhar exemplos de situações em que o cálculo do volume é necessário.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem ter acesso a materiais e vídeos explicativos sobre o cálculo do volume de blocos retangulares, que deverão ser assistidos antes da aula. Disponibilize esses materiais com antecedência e oriente os alunos sobre como acessá-los.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos devem preencher o template com suas impressões sobre o tema e sobre os materiais e vídeos explicativos que assistiram.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de cálculo de volume de blocos retangulares, utilizando objetos do cotidiano dos alunos, como caixas de sapato, livros e embalagens de alimentos. Os alunos devem ser incentivados a participar da resolução dos problemas e a compartilhar suas estratégias.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e resolver problemas de cálculo de volume de blocos retangulares, utilizando objetos do cotidiano. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos devem apresentar suas soluções e estratégias para a resolução dos problemas. Medeie a discussão, incentivando os alunos a compartilhar suas ideias e a debater sobre as diferentes abordagens.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância do cálculo do volume de blocos retangulares no cotidiano. Os alunos devem ser incentivados a compartilhar suas impressões sobre a aula e a Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas de cálculo de medida do volume de blocos retangulares.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida e da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Incentivar a colaboração e o trabalho em grupo, por meio da atividade em grupo e da discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas de cálculo de volume de blocos retangulares.
  • Participação ativa dos alunos na aula, por meio da Dinâmica dos 3 Qs e da atividade em grupo.
  • Colaboração e trabalho em grupo dos alunos, por meio da atividade em grupo e da discussão em grupo.

Ações do professor

  • Disponibilizar materiais e vídeos explicativos sobre o tema com antecedência.
  • Mediar a discussão em grupo, incentivando os alunos a compartilhar suas ideias e a debater sobre as diferentes abordagens.
  • Circular pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

Ações do aluno

  • Assistir aos materiais e vídeos explicativos sobre o tema antes da aula.
  • Participar ativamente da Dinâmica dos 3 Qs e da atividade em grupo.
  • Colaborar e trabalhar em grupo, compartilhando ideias e estratégias para a resolução dos problemas.