Aula sobre Respondendo Perguntas Sobre Minha Rotina

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta atividade, os alunos irão aprender a falar sobre rotina diária em inglês. Aprenderão a responder perguntas simples sobre o dia a dia, como "What time do you wake up?" (Que horas você acorda?) ou "What do you do in the afternoon?" (O que você faz à tarde?). Essa habilidade é útil para comunicação básica em inglês e pode ser aplicada em situações cotidianas, como conversas com amigos, viagens ou entrevistas de emprego.

Para tornar a prática mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada etapa terá um objetivo específico para ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de falar sobre sua rotina diária em inglês.


  1. Etapa 1 - Entender

    Introduza o tema e faça perguntas para os alunos sobre sua rotina diária em inglês. Em seguida, distribuirá uma folha de papel com as perguntas para que os alunos possam respondê-las.

    Exemplo de perguntas:

    \- What time do you wake up?

    \- What do you usually have for breakfast?

    \- What do you do after school?

    \- What do you like to do on weekends?


  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos formarão grupos de 4 ou 5 e criarão um esboço de como sua rotina diária seria em inglês. Eles devem incluir respostas às perguntas feitas na Etapa 1 e outros detalhes que possam ser importantes para sua rotina diária em inglês. Incentive a criatividade e a colaboração.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo apresentará seu esboço para a turma. Você pode fazer perguntas para aprimorar o trabalho deles. Em seguida, os alunos votarão no melhor esboço da turma. O grupo vencedor será responsável por ajudar os outros grupos na etapa de prototipagem.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os alunos usarão o esboço vencedor como referência para criar um diálogo em inglês sobre sua rotina diária. Eles devem praticar a pronúncia e a entonação das frases, prestando atenção na gramática e vocabulário aprendidos.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos apresentarão seus diálogos para a turma e os outros grupos darão feedback sobre a pronúncia e a gramática. Faça observações e correções conforme necessário.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de falar sobre a rotina diária em inglês
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos
  • Praticar a pronúncia, a entonação, a gramática e o vocabulário em inglês

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula
  • Utilização correta da gramática e do vocabulário em inglês
  • Pronúncia e entonação adequadas das frases em inglês

Ações do professor

  • Introduzir o tema da aula e fazer perguntas para os alunos
  • Dar feedback e correções quando necessário
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos

Ações do aluno

  • Responder às perguntas sobre sua rotina diária em inglês
  • Criar um esboço de sua rotina diária em inglês em grupo
  • Praticar a pronúncia, entonação, gramática e vocabulário em inglês.