Aula sobre Respondendo Perguntas Sobre Minha Rotina
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta atividade, os alunos irão aprender a falar sobre rotina diária em inglês. Aprenderão a responder perguntas simples sobre o dia a dia, como "What time do you wake up?" (Que horas você acorda?) ou "What do you do in the afternoon?" (O que você faz à tarde?). Essa habilidade é útil para comunicação básica em inglês e pode ser aplicada em situações cotidianas, como conversas com amigos, viagens ou entrevistas de emprego.
Para tornar a prática mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar. Cada etapa terá um objetivo específico para ajudar os alunos a desenvolver a habilidade de falar sobre sua rotina diária em inglês.
Etapa 1 - Entender
Introduza o tema e faça perguntas para os alunos sobre sua rotina diária em inglês. Em seguida, distribuirá uma folha de papel com as perguntas para que os alunos possam respondê-las.Exemplo de perguntas:
\- What time do you wake up?
\- What do you usually have for breakfast?
\- What do you do after school?
\- What do you like to do on weekends?
Etapa 2 - Esboçar
Os alunos formarão grupos de 4 ou 5 e criarão um esboço de como sua rotina diária seria em inglês. Eles devem incluir respostas às perguntas feitas na Etapa 1 e outros detalhes que possam ser importantes para sua rotina diária em inglês. Incentive a criatividade e a colaboração.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo apresentará seu esboço para a turma. Você pode fazer perguntas para aprimorar o trabalho deles. Em seguida, os alunos votarão no melhor esboço da turma. O grupo vencedor será responsável por ajudar os outros grupos na etapa de prototipagem.Etapa 4 - Prototipar
Os alunos usarão o esboço vencedor como referência para criar um diálogo em inglês sobre sua rotina diária. Eles devem praticar a pronúncia e a entonação das frases, prestando atenção na gramática e vocabulário aprendidos.Etapa 5 - Testar
Os grupos apresentarão seus diálogos para a turma e os outros grupos darão feedback sobre a pronúncia e a gramática. Faça observações e correções conforme necessário.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de falar sobre a rotina diária em inglês
- Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos
- Praticar a pronúncia, a entonação, a gramática e o vocabulário em inglês
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula
- Utilização correta da gramática e do vocabulário em inglês
- Pronúncia e entonação adequadas das frases em inglês
Ações do professor
- Introduzir o tema da aula e fazer perguntas para os alunos
- Dar feedback e correções quando necessário
- Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos
Ações do aluno
- Responder às perguntas sobre sua rotina diária em inglês
- Criar um esboço de sua rotina diária em inglês em grupo
- Praticar a pronúncia, entonação, gramática e vocabulário em inglês.