Aula sobre Respondendo Perguntas Sobre Minha Rotina
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Nesta atividade, os alunos aprenderão a falar sobre suas rotinas e responder perguntas sobre elas. Esse tema é bastante relevante, pois permite que os alunos se familiarizem com a conversação em inglês e desenvolvam habilidades comunicativas. Além disso, esse assunto pode ser aplicado no cotidiano dos estudantes, em situações como apresentações em sala de aula ou interações com turistas estrangeiros. A metodologia ativa Design Thinking será utilizada para engajar os alunos e tornar a prática mais dinâmica e interativa.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância de falar sobre rotinas em inglês. Em seguida, os alunos assistirão a um vídeo curto mostrando um diálogo em inglês sobre rotinas diárias.Etapa 2 - Mapa de empatia
Os alunos criarão um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem preencher cada campo com informações sobre sua rotina diária. Oriente os alunos na realização da atividade.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos para discutirem suas rotinas diárias, com base no mapa de empatia que criaram na etapa anterior. Circule pela sala, ouvindo as conversas e auxiliando os alunos, se necessário.Etapa 4 - Criação de perguntas
Cada grupo criará 5 perguntas para serem respondidas pelos colegas sobre suas rotinas diárias. Os alunos devem pensar em perguntas variadas e interessantes.Etapa 5 - Jogo de perguntas
Os grupos jogarão o jogo de perguntas, em que cada grupo fará as 5 perguntas criadas para os membros de outro grupo, e vice-versa. O objetivo é que os alunos possam perguntar e responder em inglês sobre as suas rotinas.Etapa 6 - Feedback
Ao final, dê um feedback geral sobre a atividade e peça para os alunos darem um feedback individual.Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Você pode pedir para os alunos escreverem um texto sobre suas rotinas diárias em inglês como tarefa de casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades comunicativas em inglês
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo
- Reforçar o uso da metodologia ativa Design Thinking
Critérios de avaliação
- Participação ativa e cooperação em grupo
- Qualidade das perguntas criadas
- Desempenho no jogo de perguntas
- Correção gramatical e clareza na escrita (caso haja tarefa de casa)
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia
- Circular pela sala durante as atividades
- Dar feedback aos alunos
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia sobre a rotina diária
- Discutir em grupo sobre a rotina diária
- Criar perguntas para o jogo
- Participar ativamente do jogo de perguntas
- Escrever um texto em inglês (caso haja tarefa de casa)