Aula sobre Respondendo Perguntas Sobre Minha Rotina

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A atividade "Respondendo perguntas sobre minha rotina" é importante para que os alunos possam desenvolver a habilidade de falar sobre si mesmos em inglês. Para contextualizar o tema, você pode iniciar perguntando aos alunos sobre suas rotinas diárias, suas atividades favoritas, hobbies e responsabilidades. Essas informações podem ser utilizadas para estimular a criação de perguntas e respostas durante a atividade de gamificação proposta.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o tema e suas intencionalidades pedagógicas. Em seguida, proponha uma discussão em sala de aula para que os alunos possam falar sobre suas rotinas.

  2. Etapa 2 - Explicação sobre a gamificação

    Nesta etapa, explique aos alunos o que é gamificação e como ela será aplicada. Em seguida, divida os alunos em grupos para que cada um crie um jogo.

  3. Etapa 3 - Criação das cartas

    Cada grupo deverá criar um jogo com cartas de perguntas e respostas sobre o tema "Minha rotina". Forneça um modelo de carta para auxiliar os alunos no processo de criação.

  4. Etapa 4 - Jogo em grupo

    Os alunos irão jogar em grupos e usar as cartas criadas para realizar perguntas e respostas sobre a rotina um do outro. Circule pela sala de aula auxiliando os grupos na criação e na prática do jogo.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos e a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a atividade. Os alunos poderão avaliar uns aos outros através da participação e das produções realizadas.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Nesta última etapa, promova uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas experiências e as dificuldades encontradas durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
  • Desenvolver a habilidade de falar sobre si mesmo em inglês.
  • Promover o aprendizado de forma lúdica e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação das cartas e na prática do jogo.
  • Correção gramatical das perguntas e respostas.
  • Clareza e coerência na comunicação.
  • Criatividade e originalidade na elaboração das cartas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e as intencionalidades pedagógicas.
  • Explicar a metodologia da gamificação.
  • Auxiliar os alunos na criação das cartas de perguntas e respostas.
  • Circular pela sala auxiliando os grupos durante a prática do jogo.
  • Avaliar a participação dos alunos e o desempenho na atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na elaboração das cartas de perguntas e respostas.
  • Praticar a comunicação em inglês durante o jogo.
  • Avaliar seus colegas de grupo de forma justa e construtiva.
  • Compartilhar suas experiências e dificuldades durante a atividade.