Aula sobre Respondendo Perguntas Sobre Minha Rotina
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A atividade "Respondendo perguntas sobre minha rotina" é importante para que os alunos possam desenvolver a habilidade de falar sobre si mesmos em inglês. Para contextualizar o tema, você pode iniciar perguntando aos alunos sobre suas rotinas diárias, suas atividades favoritas, hobbies e responsabilidades. Essas informações podem ser utilizadas para estimular a criação de perguntas e respostas durante a atividade de gamificação proposta.
Etapa 1 - Introdução
Inicie apresentando o tema e suas intencionalidades pedagógicas. Em seguida, proponha uma discussão em sala de aula para que os alunos possam falar sobre suas rotinas.Etapa 2 - Explicação sobre a gamificação
Nesta etapa, explique aos alunos o que é gamificação e como ela será aplicada. Em seguida, divida os alunos em grupos para que cada um crie um jogo.Etapa 3 - Criação das cartas
Cada grupo deverá criar um jogo com cartas de perguntas e respostas sobre o tema "Minha rotina". Forneça um modelo de carta para auxiliar os alunos no processo de criação.Etapa 4 - Jogo em grupo
Os alunos irão jogar em grupos e usar as cartas criadas para realizar perguntas e respostas sobre a rotina um do outro. Circule pela sala de aula auxiliando os grupos na criação e na prática do jogo.Etapa 5 - Avaliação
Avalie a participação dos alunos e a aplicação dos conhecimentos adquiridos durante a atividade. Os alunos poderão avaliar uns aos outros através da participação e das produções realizadas.Etapa 6 - Discussão final
Nesta última etapa, promova uma discussão em grupo para que os alunos possam compartilhar suas experiências e as dificuldades encontradas durante a atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
- Desenvolver a habilidade de falar sobre si mesmo em inglês.
- Promover o aprendizado de forma lúdica e didática.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação das cartas e na prática do jogo.
- Correção gramatical das perguntas e respostas.
- Clareza e coerência na comunicação.
- Criatividade e originalidade na elaboração das cartas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e as intencionalidades pedagógicas.
- Explicar a metodologia da gamificação.
- Auxiliar os alunos na criação das cartas de perguntas e respostas.
- Circular pela sala auxiliando os grupos durante a prática do jogo.
- Avaliar a participação dos alunos e o desempenho na atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente na elaboração das cartas de perguntas e respostas.
- Praticar a comunicação em inglês durante o jogo.
- Avaliar seus colegas de grupo de forma justa e construtiva.
- Compartilhar suas experiências e dificuldades durante a atividade.