Aula sobre Respondendo Perguntas Sobre Minha Rotina

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta atividade, os alunos irão aprender a falar sobre suas rotinas diárias em inglês. Isto é uma tarefa importante para o desenvolvimento da habilidade comunicativa dos estudantes. Eles poderão praticar a fala e a compreensão oral enquanto aprendem a expressar informações pessoais em inglês. Além disso, a metodologia ativa da Rotação por estações irá oferecer um ambiente dinâmico e interativo para que os alunos possam explorar diferentes atividades e vivenciar situações comunicativas distintas.

Exemplos práticos poderiam incluir:

- Pedir aos alunos que compartilhem com a turma o que eles normalmente fazem em um dia comum. Eles podem falar sobre suas atividades favoritas, hobbies, responsabilidades da escola ou da família, etc.

- Além disso, você pode usar exemplos de vlogs ou youtubers em inglês que falam sobre suas rotinas diárias. Isso poderia servir de inspiração para os alunos e mostrar como esta habilidade é importante para a comunicação na língua inglesa.


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e atividades

    Inicie apresentando o tema e a metodologia Rotação por Estações. Cada estação será responsável por um tipo de atividade relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Divisão de grupos

    Divida os alunos em três grupos, um para cada uma estação. Após o tempo determinado, os alunos deverão trocar de estação, até que todos os grupos passem pelas três estações.

  3. Etapa 3 - Estações

    Estação 1 - Speaking

    Na primeira estação, os alunos praticarão a habilidade de falar sobre sua rotina diária em inglês. Apresente uma lista de perguntas relacionadas ao tema e incentive os alunos a trabalhar em pares para responderem às perguntas e praticarem a fala.

    Estação 2 - Listening

    Na segunda estação, os alunos irão praticar a habilidade de escutar e compreender informações orais em inglês. Utilize gravações de áudio com diálogos sobre rotinas diárias em inglês. Depois, os alunos serão desafiados a responder perguntas sobre o que escutaram.

    Estação 3 - Writing

    Na terceira estação, os alunos irão praticar a habilidade de escrita em inglês. Apresente alguns modelos de diários ou agendas em inglês. Os alunos serão desafiados a criar um texto sobre sua rotina diária em inglês, utilizando as informações dos modelos que foram apresentados.


  4. Etapa 4 - Debates em Grupo

    Após completarem as estações, os alunos serão reunidos em grupos para um debate em inglês sobre rotinas diárias em geral e como elas variam em diferentes culturas. Os alunos deverão usar o que aprenderam nas estações para fundamentar seus argumentos e praticar a fala.

  5. Etapa 5 - Feedback

    Dê feedback para cada grupo, incluindo comentários sobre o uso do inglês e a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Tarefa de casa

    Como tarefa de casa, os alunos poderão ser desafiados a criar um vlog usando o inglês que aprenderam na aula. Eles deverão gravar um vídeo falando sobre sua rotina diária em inglês. Explique as diretrizes e defina o prazo para entrega.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade comunicativa oral e escrita em inglês.
  • Prática da compreensão oral em inglês.
  • Exposição dos alunos a diferentes formas de comunicação em inglês.
  • Desenvolvimento do pensamento crítico e argumentação por meio de debates em grupo.
  • Estímulo à criatividade e autonomia dos alunos por meio da criação de um vlog.

Critérios de avaliação

  • Uso correto da gramática e do vocabulário em inglês.
  • Participação ativa nas atividades e debates em grupo.
  • Utilização de estratégias adequadas para a compreensão oral em inglês.
  • Criatividade e originalidade na criação do vlog.
  • Coerência e clareza no discurso em inglês.

Ações do professor

  • Organização das estações de atividades.
  • Facilitação dos debates em grupo e feedback individual para cada aluno.
  • Oferecimento de suporte linguístico e ajuda na compreensão do conteúdo.
  • Estabelecimento claro de tarefas e prazos para sua entrega.
  • Estímulo à participação ativa dos alunos em todas as atividades.

Ações do aluno

  • Participação ativa nas atividades e debates em grupo.
  • Prática da comunicação oral e escrita em inglês.
  • Utilização de estratégias adequadas para a compreensão oral em inglês.
  • Criatividade e originalidade na criação do vlog.
  • Entrega da tarefa de casa dentro do prazo estabelecido.