Aula sobre Respondendo Perguntas Sobre Minha Rotina

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta atividade, os alunos irão aprender a falar sobre rotina em inglês. Eles aprenderão a aplicar a língua inglesa para falar de si e de outras pessoas, explicitando informações pessoais e características relacionadas a gostos, preferências e rotinas. A metodologia aplicada será a Sala de Aula Invertida, que envolverá a criação de um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, que servirá como ferramenta de avaliação da atividade.

Para contextualizar o tema, é possível apresentar uma lista de perguntas em inglês sobre rotina diária, como “What time do you wake up?”, “Do you have breakfast?”, “What time do you leave for school?” etc. Você pode também trazer exemplos de diálogos cotidianos onde falar sobre rotina é importante, como em uma entrevista de emprego ou em uma conversa com um novo amigo.


  1. Etapa 1 - Preparação

    Antes do momento em sala de aula, disponibilize para os estudantes um vídeo, um áudio ou um texto sobre rotinas em inglês. Os alunos devem assistir ou ler e elaborar perguntas sobre o que foi apresentado.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Em sala de aula, introduza o tema e disponibilize um momento para que os alunos compartilhem o que aprenderam com o material enviado previamente e para tirarem eventuais dúvidas.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3Qs

    Divida a turma em duplas ou trios e entregue para cada grupo um template da Dinâmica dos 3 Qs. Explique para os alunos como preencher cada campo do template com frases que expressem felicidade (Que bom), tristeza (Que pena) ou sugestão (Que tal) em relação às suas rotinas.

  4. Etapa 4 - Template

    Incentive os alunos a conversarem entre si e preencherem o template com base em suas próprias rotinas. Os alunos devem ser encorajados a usar o inglês para se comunicarem durante esta etapa.

  5. Etapa 5 - Compartilhar

    Após preencherem o template, cada grupo deve apresentar suas respostas para a turma e justificar suas escolhas em inglês.

  6. Etapa 6 - Revisão

    Recapitule o que foi aprendido durante e apresente novas palavras e expressões relacionadas ao tema.

  7. Etapa 7 - Tarefa de Casa

    Como tarefa de casa, os alunos devem elaborar uma redação em inglês sobre a rotina de uma pessoa próxima a eles, utilizando o vocabulário aprendido na aula.

  8. Etapa 8 - Próximo encontro

    Na próxima aula, cada aluno deve apresentar a sua redação para a turma e ser avaliado pelos colegas com a Dinâmica dos 3 Qs.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar a língua inglesa para falar de si e de outras pessoas;
  • Estimular a comunicação oral e escrita em inglês;
  • Promover a autonomia dos alunos para aprenderem a partir da Sala de Aula Invertida;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de avaliarem e serem avaliados pelos colegas de forma construtiva.

Critérios de avaliação

  • Uso correto do vocabulário e expressões em inglês relacionadas ao tema;
  • Clareza e coerência na comunicação oral e escrita;
  • Participação na criação e apresentação do template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Participação na atividade em duplas ou trios e na apresentação do grupo para a turma;
  • Execução da tarefa de casa de forma satisfatória.

Ações do professor

  • Preparar materiais adequados para a atividade, como o material prévio sobre rotinas e o template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Apresentar o tema para os alunos e incentivar perguntas;
  • Explicar a metodologia da Sala de Aula Invertida e como utilizar o template da Dinâmica dos 3 Qs;
  • Estimular a comunicação oral e escrita dos alunos em inglês durante todas as etapas da atividade;
  • Avaliar e dar feedbacks construtivos aos alunos durante todo o processo.

Ações do aluno

  • Assistir ou ler o material enviado pelo professor com antecedência e elaborar perguntas;
  • Participar da criação e preenchimento do template da Dinâmica dos 3 Qs em duplas ou trios;
  • Apresentar suas respostas e justificar suas escolhas para a turma em inglês;
  • Elaborar uma redação sobre a rotina de uma pessoa próxima a eles como tarefa de casa;
  • Participar da apresentação das redações para a turma e utilizar a Dinâmica dos 3 Qs para avaliar os colegas de forma construtiva.