Aula sobre Resumo

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O resumo é uma habilidade muito importante para os estudantes, pois permite que eles compreendam melhor o conteúdo estudado e possam se preparar para provas e trabalhos. Além disso, ele também é muito importante para a vida profissional, pois permite resumir informações importantes e transmiti-las de forma clara e objetiva. Nesta aula, os alunos vão aprender a produzir resumos utilizando a Aprendizagem Baseada em Projetos. Para isso, eles vão criar um template de avaliação por pares em que um grupo avalia o outro.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e a metodologia que será utilizada. Explique que os alunos vão produzir um resumo com o uso adequado de paráfrases e citações e que vão criar um template de avaliação por pares. Apresente exemplos de resumos bem feitos e explique a importância dessa habilidade.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. É importante que os grupos sejam heterogêneos de acordo com as habilidades dos alunos.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação

    Os grupos vão criar um template de avaliação por pares contendo os critérios de avaliação “organização do grupo”, “construção dos argumentos”, “apresentação e comunicação” e “desempenho geral”, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Forneça um modelo de template para os alunos (você pode usar o do AprendiZAP).

  4. Etapa 4 - Leitura do texto

    Os grupos vão escolher um texto para trabalhar e vão ler o texto completo. É importante que o texto seja adequado ao nível de conhecimento dos alunos e que tenha informações suficientes para que possam produzir um resumo.

  5. Etapa 5 - Produção do resumo

    Os grupos vão produzir um resumo do texto. É importante que eles usem paráfrases e citações de forma adequada e que o resumo seja claro e objetivo.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Os grupos vão compartilhar seus resumos e cada um vai avaliar o trabalho dos outros utilizando o template de avaliação por pares. É importante que eles sejam justos e objetivos na avaliação.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Promova uma discussão sobre os resultados da avaliação e sobre a importância do resumo na vida acadêmica e profissional dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de produzir resumos com o uso adequado de paráfrases e citações;
  • Estimular a cooperação e o trabalho em grupo;
  • Desenvolver a habilidade de avaliar o trabalho dos outros grupos;
  • Estimular a reflexão sobre a importância do resumo na vida acadêmica e profissional.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula;
  • Fornecer exemplos de resumos bem feitos;
  • Fornecer um modelo de template de avaliação por pares;
  • Promover a discussão sobre os resultados da avaliação;
  • Estimular a reflexão sobre a importância do resumo na vida acadêmica e profissional.

Ações do aluno

  • Criar um template de avaliação por pares;
  • Ler o texto completo;
  • Produzir um resumo com o uso adequado de paráfrases e citações;
  • Avaliar o trabalho dos outros grupos;
  • Participar da discussão sobre os resultados da avaliação e sobre a importância do resumo.