Aula sobre Resumo

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O resumo é uma ferramenta importante para o estudo e compreensão de textos, já que permite uma síntese dos principais pontos de um conteúdo. Essa habilidade é fundamental para os alunos do ensino fundamental, que precisam desenvolver sua capacidade de resumir textos e ideias para se preparar para o ensino médio. Nessa aula, iremos trabalhar com a Cultura Maker, que permite uma abordagem mais dinâmica e criativa do tema. Para isso, os alunos irão criar um fanzine, que é um tipo de revista independente, com o objetivo de resumir e dividir em subtópicos um texto de sua escolha.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema do resumo explicando a importância e utilidade desse recurso para os alunos. Em seguida, apresente a metodologia ativa Cultura Maker, explicando como ela funciona e como será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Escolha do texto

    Os alunos irão escolher um texto de sua preferência para resumir e dividir em subtópicos. Eles podem escolher entre livros, artigos, notícias, etc. Você deve estar disponível para ajudar os alunos na escolha do texto e orientar sobre possibilidade, relevância e adequação do conteúdo.

  3. Etapa 3 - Criação do fanzine

    Os alunos irão receber uma folha de papel A4 dividida em 8 partes iguais e deverão criar um fanzine sobre o texto escolhido. Cada parte da folha será destinada a um subtópico relacionado ao tema resumo, e os alunos devem utilizar imagens, desenhos e textos curtos para ilustrar e resumir cada subtópico.

  4. Etapa 4 - Revisão e aprimoramento

    Os alunos irão trocar seus fanzines com um colega e farão uma revisão do trabalho um do outro, apontando pontos de acertos, erros e sugerindo melhorias. Ajude os alunos a identificarem pontos de melhoria e sugira ajustes no trabalho.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos fanzines

    Os alunos irão apresentar seus fanzines para a turma, explicando o texto escolhido, os subtópicos e as ilustrações utilizadas. Esteja disponível para orientar os alunos e sugerir melhorias na apresentação.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Ao final das apresentações, conduza uma discussão em grupo sobre os textos escolhidos pelos alunos, as técnicas utilizadas para resumir e dividir em subtópicos, e as vantagens da metodologia ativa Cultura Maker.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o trabalho dos alunos com base nos critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em produzir resumos de textos e ideias.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e receber feedbacks.
  • Estimular a leitura e a escolha de textos relevantes para a vida dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Adequação do texto escolhido para o resumo.
  • Clareza e objetividade do resumo.
  • Criatividade e originalidade na criação do fanzine.
  • Coerência entre as ilustrações e os subtópicos.
  • Participação e colaboração na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia da aula.
  • Orientar os alunos na escolha do texto e na criação do fanzine.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
  • Fornecer feedbacks e orientações para os alunos.
  • Conduzir a discussão em grupo e avaliar o trabalho dos alunos.

Ações do aluno

  • Escolher um texto para resumir e dividir em subtópicos.
  • Criar um fanzine com ilustrações e textos curtos.
  • Trocar os fanzines com um colega e fazer uma revisão do trabalho um do outro.
  • Apresentar o fanzine para a turma.
  • Participar da discussão em grupo.