Aula sobre Resumo

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O resumo é uma ferramenta essencial para a vida acadêmica e profissional, pois permite que informações importantes sejam sintetizadas e compreendidas de forma mais clara e objetiva. Em nosso cotidiano, podemos encontrar exemplos de resumos em notícias, livros, filmes e até mesmo em conversas informais. Nesta aula, iremos aprender como produzir um resumo utilizando a metodologia ativa Design Sprint.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Contextualize a aula explicando a importância do resumo para a vida acadêmica e profissional. Em seguida, os alunos irão assistir a um vídeo ou ler um texto com exemplos práticos de resumos.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão trabalhar em duplas para entender o conteúdo que será resumido. Você poderá escolher um texto ou trecho de livro para ser trabalhado em sala de aula. Cada dupla deverá anotar as principais informações e ideias do texto.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço do resumo a partir das informações e ideias anotadas na etapa anterior. Você deverá incentivar o uso de paráfrases e citações para reforçar as informações mais importantes.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão decidir quais informações serão incluídas no resumo final. Para isso, você poderá disponibilizar uma lista de critérios que devem ser considerados na seleção das informações.

  5. Etapa 5 - Prototipar e Testar

    Nesta etapa, os alunos deverão finalizar seus resumos apresentá-los para a turma.

  6. Etapa 6 - Fechamento

    Encerre a aula reforçando a importância do resumo e da metodologia ativa Design Sprint. Os alunos terão a oportunidade de fazer comentários e tirar dúvidas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolvimento da habilidade de produzir resumos de forma clara e objetiva.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e tomar decisões em conjunto.

Critérios de avaliação

  • Utilização adequada de paráfrases e citações.
  • Clareza e objetividade do resumo produzido.
  • Seleção adequada das informações mais importantes para inclusão no resumo final.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e explicar a metodologia Design Sprint.
  • Disponibilizar exemplos práticos de resumos e critérios para seleção das informações.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas etapas do Design Sprint.
  • Fornecer feedback construtivo para os alunos em relação ao resumo.
  • Incentivar a criatividade e a inovação.

Ações do aluno

  • Trabalhar em duplas para entender o conteúdo que será resumido.
  • Utilizar paráfrases e citações para reforçar as informações mais importantes.
  • Selecionar as informações mais importantes para inclusão no resumo final.
  • Apresentar o resumo para a turma.