Retas concorrentes e coincidentes
Vamos estudar sobre retas concorrentes e coincidentes nessa aula de Matemática. Pegue seu material, faça suas anotações e boa aula!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Classifique as retas como concorrentes ou coincidentes:
Atividade completaA)
Concorrentes; concorrentes; concorrentes; coincidentes.B) Coincidentes; coincidentes; coincidentes; concorrentes.
C) Concorrentes; coincidentes; concorrentes; coincidentes.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Projetos:
O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia e na arquitetura. Além disso, é possível encontrar exemplos desses conceitos no cotidiano dos estudantes, como em cruzamentos de ruas, em pontes e em construções de prédios. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre retas concorrentes e coincidentes por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Atividade completa4. Aprendizagem Entre Pares:
O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia, na arquitetura e até mesmo na arte. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar instrumentos como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa5. Sala de Aula Invertida:
O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia, na arquitetura, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar e representar retas concorrentes e coincidentes, utilizando instrumentos como régua e esquadro. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa6. Design Thinking:
O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na arquitetura, engenharia e design. Na vida cotidiana, podemos observar retas concorrentes em cruzamentos de ruas e retas coincidentes em trilhos de trem. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar e representar esses tipos de retas, utilizando instrumentos como régua e esquadro, além de softwares de desenho. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a empatia dos alunos.Atividade completa7. Aprendizagem Baseada em Problemas:
O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia, na arquitetura, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar e representar retas concorrentes e coincidentes, utilizando instrumentos como réguas e esquadros, ou softwares de desenho. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Atividade completa8. Rotação por estações:
O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia, na arquitetura e até mesmo na arte. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar instrumentos como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: