Aula sobre Retas Concorrentes E Coincidentes

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia, na arquitetura, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar e representar retas concorrentes e coincidentes, utilizando instrumentos como réguas e esquadros, ou softwares de desenho. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize sua importância para a geometria plana. Apresente exemplos práticos de retas concorrentes e coincidentes no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e devem discutir sobre as características das retas concorrentes e coincidentes. Auxilie na discussão e esclareça dúvidas.

  3. Etapa 3 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Representação de retas concorrentes e coincidentes

    Os alunos devem utilizar instrumentos como réguas e esquadros, ou softwares de desenho, para representar retas concorrentes e coincidentes. Auxilie na realização da atividade e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deve apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs e as representações de retas concorrentes e coincidentes. Avalie a participação dos alunos e a qualidade dos trabalhos.

  6. Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem refletir sobre a atividade realizada e sobre o que aprenderam sobre retas concorrentes e coincidentes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas concorrentes e coincidentes.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Precisão e clareza na representação de retas concorrentes e coincidentes.
  • Capacidade dos alunos de refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar sua importância para a geometria plana.
  • Auxiliar na discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos trabalhos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs de qualidade.
  • Representar com precisão e clareza as retas concorrentes e coincidentes.
  • Refletir sobre o que aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.