Aula sobre Retas Concorrentes E Coincidentes
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia e na arquitetura. Além disso, é possível encontrar exemplos desses conceitos no cotidiano dos estudantes, como em cruzamentos de ruas, em pontes e em construções de prédios. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre retas concorrentes e coincidentes por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, na qual irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema de retas concorrentes e coincidentes, explicando os conceitos e mostrando exemplos práticos. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um líder e um secretário.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo deve definir um problema relacionado ao tema de retas concorrentes e coincidentes. O problema deve ser real e ter uma solução prática.Etapa 4 - Geração de alternativas
Cada grupo deve gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. As alternativas devem ser criativas e viáveis.Etapa 5 - Solução
Cada grupo deve escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentá-la para a turma. Os alunos devem justificar a escolha da solução e explicar como ela será implementada.Etapa 6 - Criação do diário de bordo
Cada grupo deve criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. O diário deve ser criado em conjunto pelos membros do grupo.Etapa 7 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma. Os alunos devem explicar o problema, as alternativas geradas e a solução escolhida.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante a aula.
- Qualidade do diário de bordo criado pelo grupo.
- Criatividade e viabilidade das alternativas geradas pelos grupos.
- Justificativa clara e objetiva da solução escolhida pelos grupos.
- Qualidade da apresentação do diário de bordo pelos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na definição do problema e na geração de alternativas.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
- Avaliar a qualidade do diário de bordo criado pelos grupos.
- Avaliar a qualidade da apresentação do diário de bordo pelos grupos.
Ações do aluno
- Participar ativamente da aula.
- Definir um problema real e viável relacionado ao tema.
- Gerar alternativas criativas e viáveis para resolver o problema.
- Escolher a melhor solução e justificar a escolha.
- Criar um diário de bordo em grupo e apresentá-lo para a turma.