Aula sobre Retas Concorrentes E Coincidentes
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia, na arquitetura e até mesmo na arte. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar instrumentos como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância do estudo de retas concorrentes e coincidentes. Mostre exemplos práticos de como esses conceitos são aplicados no cotidiano.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie os alunos na criação do mapa conceitual.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Medeie a discussão e esclareça dúvidas.Etapa 5 - Exercícios práticos
Os alunos devem realizar exercícios práticos utilizando réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros. Auxilie os alunos na realização dos exercícios.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas na realização dos exercícios e como superá-las.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve revisão do conteúdo e encerre a aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em discutir e solucionar problemas em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa conceitual.
- Realização correta dos exercícios práticos.
- Participação ativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância do estudo de retas concorrentes e coincidentes.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Mediar a discussão e esclarecer dúvidas durante a apresentação dos mapas conceituais.
- Auxiliar os alunos na realização dos exercícios práticos.
- Estimular a discussão em grupo sobre as dificuldades encontradas na realização dos exercícios.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
- Realizar corretamente os exercícios práticos.
- Participar ativamente na discussão em grupo.