Aula sobre Retas Concorrentes E Coincidentes

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia, na arquitetura e até mesmo na arte. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar instrumentos como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do estudo de retas concorrentes e coincidentes. Mostre exemplos práticos de como esses conceitos são aplicados no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada grupo deve criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie os alunos na criação do mapa conceitual.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma. Medeie a discussão e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Os alunos devem realizar exercícios práticos utilizando réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros. Auxilie os alunos na realização dos exercícios.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as dificuldades encontradas na realização dos exercícios e como superá-las.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do conteúdo e encerre a aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos, como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em discutir e solucionar problemas em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Realização correta dos exercícios práticos.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do estudo de retas concorrentes e coincidentes.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Mediar a discussão e esclarecer dúvidas durante a apresentação dos mapas conceituais.
  • Auxiliar os alunos na realização dos exercícios práticos.
  • Estimular a discussão em grupo sobre as dificuldades encontradas na realização dos exercícios.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do mapa conceitual.
  • Realizar corretamente os exercícios práticos.
  • Participar ativamente na discussão em grupo.