Aula sobre Retas Concorrentes E Coincidentes

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na arquitetura, engenharia e design. Na vida cotidiana, podemos observar retas concorrentes em cruzamentos de ruas e retas coincidentes em trilhos de trem. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar e representar esses tipos de retas, utilizando instrumentos como régua e esquadro, além de softwares de desenho. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a empatia dos alunos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do estudo de retas concorrentes e coincidentes. Mostre exemplos práticos de como esses conceitos são aplicados no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é estimular a empatia e a compreensão das necessidades e desejos dos usuários de um determinado produto ou serviço.

  3. Etapa 3 - Identificação de retas concorrentes e coincidentes

    Os alunos devem identificar retas concorrentes e coincidentes em figuras geométricas e em situações cotidianas. Disponibilize instrumentos como régua e esquadro para auxiliar na identificação.

  4. Etapa 4 - Representação de retas concorrentes e coincidentes

    Os alunos devem aprender a representar retas concorrentes e coincidentes utilizando instrumentos como régua e esquadro, além de softwares de desenho. Mostre exemplos práticos e os alunos devem ter a oportunidade de praticar a representação.

  5. Etapa 5 - Construção de figuras geométricas

    Os alunos devem construir figuras geométricas utilizando retas concorrentes e coincidentes. Mostre exemplos práticos e os alunos devem ter a oportunidade de praticar a construção.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos trabalhos

    Os alunos devem apresentar os trabalhos realizados na aula, explicando como utilizaram retas concorrentes e coincidentes na construção das figuras geométricas.

  7. Etapa 7 - Reflexão e avaliação

    Conduza uma reflexão sobre a aula e os alunos devem avaliar o próprio desempenho e o da turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos, como régua e esquadro, ou softwares para representações de retas concorrentes e coincidentes e construção de figuras geométricas.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
  • Promover a reflexão e a avaliação do próprio desempenho e do desempenho da turma.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta de retas concorrentes e coincidentes.
  • Representação correta de retas concorrentes e coincidentes utilizando instrumentos e softwares.
  • Construção correta de figuras geométricas utilizando retas concorrentes e coincidentes.
  • Participação ativa na criação do mapa de empatia e na apresentação dos trabalhos.
  • Reflexão crítica sobre o próprio desempenho e o da turma.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do estudo de retas concorrentes e coincidentes.
  • Estimular a criatividade e a empatia dos alunos por meio da metodologia Design Thinking.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos na identificação, representação e construção de retas concorrentes e coincidentes.
  • Conduzir a reflexão e a avaliação do próprio desempenho e do desempenho da turma.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Identificar retas concorrentes e coincidentes em figuras geométricas e em situações cotidianas.
  • Representar retas concorrentes e coincidentes utilizando instrumentos e softwares.
  • Construir figuras geométricas utilizando retas concorrentes e coincidentes.
  • Apresentar os trabalhos realizados na aula.