Aula sobre Retas Concorrentes E Coincidentes
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia, na arquitetura e até mesmo na arte. Nesta aula, os alunos irão aprender a utilizar instrumentos como réguas e esquadros, ou softwares para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize sua importância. Em seguida, explique como a metodologia Rotação por estações irá funcionar e dividir a turma em três grupos.Etapa 2 - Estação 1 - Construção de retas concorrentes
Os alunos devem utilizar régua e esquadro para construir retas concorrentes em uma folha de papel. Auxilie-os e explique os conceitos envolvidos.Etapa 3 - Estação 2 - Construção de retas coincidentes
Os alunos devem utilizar régua e esquadro para construir retas coincidentes em uma folha de papel. Auxilie-os e explique os conceitos envolvidos.Etapa 4 - Estação 3 - Softwares de geometria
Os alunos devem utilizar softwares de geometria para construir retas concorrentes e coincidentes. Auxilie-os e explique o funcionamento do software.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma revisão dos conceitos aprendidos. Os alunos podem tirar dúvidas. Reforce a importância do tema para a geometria plana.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos para representações de retas paralelas e perpendiculares e construção de quadriláteros.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos instrumentos para construção de retas concorrentes e coincidentes.
- Utilização correta do software de geometria.
- Participação e colaboração nas atividades em grupo.
- Compreensão dos conceitos envolvidos.
Ações do professor
- Explicar os conceitos envolvidos no tema.
- Auxiliar os alunos na utilização dos instrumentos e do software.
- Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.
- Fazer uma revisão dos conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Utilizar corretamente os instrumentos e o software.
- Tirar dúvidas e colaborar com os colegas.
- Demonstrar compreensão dos conceitos envolvidos.