Aula sobre Retas Concorrentes E Coincidentes
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia, na arquitetura, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar e representar retas concorrentes e coincidentes, utilizando instrumentos como régua e esquadro. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualize sua importância. Em seguida, proponha uma atividade para os alunos, na qual eles devem identificar retas concorrentes e coincidentes em objetos do cotidiano, como uma janela ou uma porta.Etapa 2 - Videoaula
Os alunos devem assistir a uma videoaula sobre o tema, que deve ser disponibilizada previamente por você. O vídeo deve apresentar os conceitos de retas concorrentes e coincidentes, além de exemplos práticos.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser criado em grupos de 4 alunos, utilizando papel e lápis.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias. Medeie a discussão, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação de todos.Etapa 5 - Atividade prática
Os alunos devem utilizar régua e esquadro para representar retas concorrentes e coincidentes em uma folha de papel. Proponha diferentes desafios, como a construção de um quadrado utilizando retas concorrentes e coincidentes.Etapa 6 - Sistematização
Faça uma síntese dos principais conceitos abordados na aula, reforçando a importância do estudo de retas concorrentes e coincidentes.Etapa 7 - Tarefa de casa (tempo livre)
Os alunos devem pesquisar exemplos de retas concorrentes e coincidentes em objetos do cotidiano e trazer para a próxima aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos, como régua e esquadro, para representações de retas concorrentes e coincidentes e construção de quadriláteros, entre outros.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Habilidade dos alunos em identificar e representar retas concorrentes e coincidentes.
Ações do professor
- Contextualizar o tema e apresentar sua importância.
- Disponibilizar uma vídeo-aula sobre o tema.
- Mediar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
- Propor atividades práticas para os alunos.
- Fazer uma síntese dos principais conceitos abordados na aula.
Ações do aluno
- Identificar retas concorrentes e coincidentes em objetos do cotidiano.
- Criar um mapa conceitual sobre o tema.
- Utilizar régua e esquadro para representar retas concorrentes e coincidentes.
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Pesquisar exemplos de retas concorrentes e coincidentes em objetos do cotidiano.