Aula sobre Retas Concorrentes E Coincidentes

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O estudo de retas concorrentes e coincidentes é fundamental para a compreensão da geometria plana. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção civil, na engenharia, na arquitetura, entre outras. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar e representar retas concorrentes e coincidentes, utilizando instrumentos como régua e esquadro. A metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize sua importância. Em seguida, proponha uma atividade para os alunos, na qual eles devem identificar retas concorrentes e coincidentes em objetos do cotidiano, como uma janela ou uma porta.

  2. Etapa 2 - Videoaula

    Os alunos devem assistir a uma videoaula sobre o tema, que deve ser disponibilizada previamente por você. O vídeo deve apresentar os conceitos de retas concorrentes e coincidentes, além de exemplos práticos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser criado em grupos de 4 alunos, utilizando papel e lápis.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando suas ideias centrais e sub-ideias. Medeie a discussão, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos devem utilizar régua e esquadro para representar retas concorrentes e coincidentes em uma folha de papel. Proponha diferentes desafios, como a construção de um quadrado utilizando retas concorrentes e coincidentes.

  6. Etapa 6 - Sistematização

    Faça uma síntese dos principais conceitos abordados na aula, reforçando a importância do estudo de retas concorrentes e coincidentes.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (tempo livre)

    Os alunos devem pesquisar exemplos de retas concorrentes e coincidentes em objetos do cotidiano e trazer para a próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar instrumentos, como régua e esquadro, para representações de retas concorrentes e coincidentes e construção de quadriláteros, entre outros.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em identificar e representar retas concorrentes e coincidentes.

Ações do professor

  • Contextualizar o tema e apresentar sua importância.
  • Disponibilizar uma vídeo-aula sobre o tema.
  • Mediar a discussão em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Propor atividades práticas para os alunos.
  • Fazer uma síntese dos principais conceitos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Identificar retas concorrentes e coincidentes em objetos do cotidiano.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Utilizar régua e esquadro para representar retas concorrentes e coincidentes.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Pesquisar exemplos de retas concorrentes e coincidentes em objetos do cotidiano.