Aula sobre Retas Paralelas Cortadas Por Uma Reta Transversal
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Cite que o tema "Retas paralelas cortadas por uma reta transversal" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de prédios, pontes e estradas.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Retas paralelas cortadas por uma reta transversal" e explique sua importância na Matemática e no cotidiano. Convide os alunos a participarem da aula e a compartilhar suas experiências com o tema.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor como o tema pode ser aplicado em suas vidas e como eles se relacionam com ele.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e compartilhar suas ideias com a turma. Faça a mediação da discussão e incentive a participação de todos.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a construção de prédios, pontes e estradas. Convide os alunos a participarem da apresentação e a compartilhar suas ideias.Etapa 5 - Atividade em grupo
Os alunos voltarão aos seus grupos iniciais para criar situações em que retas paralelas são cortadas por uma reta transversal. Eles deverão identificar os ângulos formados e calcular suas medidas.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar suas situações e os ângulos formados para a turma. Faça a mediação da apresentação e incentive a participação de todos.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce a importância do tema na Matemática e no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em "Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal."
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na aula.
- Incentivar a aplicação do tema no cotidiano dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na aula.
- Compreensão do tema e sua aplicação no cotidiano.
- Habilidade em identificar e calcular os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Incentivar a participação de todos os alunos na aula.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia sobre o tema.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Identificar e calcular os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal.