Aula sobre Retas Paralelas Cortadas Por Uma Reta Transversal

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula dizendo para os alunos que o tema "Retas paralelas cortadas por uma reta transversal" é muito importante para a Matemática e pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como em construções de prédios, pontes, estradas, entre outros. Cite que, nesta aula, os alunos irão aprender sobre as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, e como essas relações podem ser aplicadas em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualizar a importância do assunto para a Matemática e para o cotidiano dos alunos. Em seguida, os alunos irão criar o _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Os alunos irão pesquisar sobre o tema e seus subtópicos, utilizando recursos digitais disponíveis, como vídeos, textos e imagens. Eles irão preencher o campo de ‘Check-in’ do _template_ com as informações que encontrarem.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e peça para discutirem as informações que encontraram e compartilhar com os colegas. O professor irá orientar a discussão e esclarecer dúvidas. Os alunos irão preencher o campo de ‘Check-out’ do _template_ com as informações discutidas em grupo.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o tema, como a construção de pontes e estradas, e como as relações entre os ângulos são aplicadas nesses casos. Os alunos irão preencher o campo de Check-out do _template_ com as informações apresentadas pelo professor.

  5. Etapa 5 - Atividade prática

    Os alunos irão resolver exercícios sobre o tema, utilizando o conhecimento adquirido durante a aula. O professor irá orientar a atividade e esclarecer dúvidas. Circule pela sala tirando possíveis dúvidas e lembre os alunos de preencherem o campo de ‘Check-out’ do _template_ com as informações aprendidas durante a atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir com o grupo novamente para discutir as respostas dos exercícios e compartilhar com os colegas. Oriente a discussão e esclarecer dúvidas. Os alunos irão preencher o campo de ‘Check-out’ do _template_ com as informações discutidas em grupo.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve revisão sobre o tema e os principais pontos aprendidos durante a aula. Os alunos irão preencher o campo de ‘Check-out’ do _template_ com as informações revisadas pelo professor.

  8. Etapa 8 - Tarefa de casa

    Entregue uma lista de exercícios sobre o tema visto nesta aula e peça para os alunos resolverem. Corrija na próxima aula, retomando e relembrando o conteúdo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Demonstrar relações simples entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal."
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Aplicar a metodologia do Ensino Híbrido, utilizando recursos digitais e atividades práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Preenchimento correto do _template_ de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Orientar as atividades propostas.
  • Esclarecer dúvidas dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre o tema e seus subtópicos.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Resolver corretamente os exercícios propostos.