Aula sobre Retas Paralelas Cortadas Por Uma Reta Transversal

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula dizendo aos alunos que o estudo das retas paralelas cortadas por uma reta transversal é um tema importante na Matemática, pois permite a compreensão de conceitos como ângulos correspondentes, alternos internos e externos, além de ser aplicado em diversas áreas, como na arquitetura, engenharia e design.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus conceitos básicos, utilizando exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos presentes no dia a dia deles. Busque incentivar os estudantes a participarem da discussão e a compartilharem suas ideias sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um tema relacionado às retas paralelas cortadas por uma reta transversal para realizar o estudo de caso. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os grupos deverão definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido. O caso deve ser apresentado em um texto curto e claro, com exemplos práticos que ilustrem o problema envolvendo retas paralelas em uma transversal. É importante que o estudo de caso contenha perguntas que possam ajudar os alunos a entenderam a problemática.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados e informações sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Criação do infográfico

    Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos. Promova discussões coletivas sobre retas paralelas em uma transversal apresentada nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.

  8. Etapa 8 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
  • Aprimorar a compreensão dos conceitos de retas paralelas cortadas por uma reta transversal.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na realização do estudo de caso.
  • Qualidade das informações coletadas e analisadas pelos grupos.
  • Criatividade e clareza na apresentação das soluções propostas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus conceitos básicos de forma clara e didática.
  • Orientar os grupos na realização do estudo de caso.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade proposta.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado às retas paralelas cortadas por uma reta transversal.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados e informações.
  • Analisar os dados coletados e apresentar soluções para o problema identificado.